Mudar de rotina e viajar durante as férias traz benefícios para o corpo e a mente

Já escolheu o próximo destino para suas férias? Se a correria diária não te deu chance para pensar nisso, é bom rever seus conceitos e fazer uma pausa. Procurar um lugar para passear, distrair a mente e relaxar vai te trazer muitos benefícios. Afinal, todo mundo precisa de descanso para repor as energias e recomeçar com mais vitalidade.

A neuropsicóloga, Giselle Nogueira Soares, afirma que quando realizamos um trabalho com afinco exigimos de nossa mente e corpo esforço, concentração e raciocínio, causando desgaste físico e mental, interferindo diretamente na qualidade de vida.

“Trabalhar demasiadamente pode desencadear níveis altos de stress, ansiedade e síndromes, como a de Burnout, que significa em esgotamento, decepção ou a perda de interesse pelas atividades laborais”, explica a especialista, que atua em situações de crise, como transtornos de ansiedade e transtornos do humor e faz parte do Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada.

O remédio sem contra indicação para todas as pessoas, de qualquer idade, é viajar. Visitar outras culturas garante viver novas experiências e memórias que ficarão eternizadas para toda a vida. “Além de aumentar a criatividade, contribui para a saúde mental, diminuindo o risco de doenças. A evolução faz parte do ciclo da vida e, além de outras atividades, viajar contribui de maneira positiva para nos tornarmos pessoas melhores, com mais empatia ao próximo e valor à vida”, certifica Giselle.

Mas qual o destino ideal?

Todos, menos ficar em casa. “É possível que as pessoas tirem férias e optem por não viajar, mas de alguma forma não conseguem desligar das tarefas ligadas ao trabalho, afazeres domésticos e outras rotinas diárias. A viagem, neste sentido é benéfica, pois promove um desligamento, mudança de ambiente, propício ao descanso necessário.”, orienta.

Cada pessoa tem um perfil diferente. Uns preferem mais a praia e outros o campo. A orientação é escolher o local de acordo com o seu humor e momento de vida. O importante é sentir-se bem, seja em um lugar calmo ou em busca de aventura.

Quanto tempo?

A qualidade dos dias de férias é muito mais importante do que a quantidade. O período de descanso depende da demanda emocional envolvida ou o nível de estresse que está percorrendo. A capacidade para revigorar e atingir possíveis mudanças, seja no trabalho ou na vida pessoal, exigem um tempo particular e muito individual.

Respirar novos ares e fugir da rotina contribui bastante para melhorias no rendimento do trabalho. “Às vezes estamos tão esgotados mentalmente que necessitamos fazer uma mudança em nossa rotina diária. Uma viagem é fortificante, revigora e nos motiva. O fato de fazermos pequenas intervenções na mudança de ambiente, seja uma pequena pausa ou uma viagem já nos promove uma melhor visualização na resolução de conflitos, controle emocional e bem-estar.”, explica a especialista.

De bem com o corpo e a mente!

Viajar é verdadeiramente uma aula cultural que agrega crescimento pessoal e emocional, benéfica para o corpo e a mente. “Além de nos desconectar da nossa vida diária, conhecer novas culturas nos acrescenta outras perspectivas em relação à vida. A viagem pode nos proporcionar mudanças e inclusão de novos hábitos e comportamentos. Viajar nos remete à novas experiências, e elas podem mudar nossa percepção sobre alguns fatos da vida, deixando nossa mente aberta para novas informações?, conclui Giselle.

E aí conseguiu escolher o próximo destino? Europa, América, Ásia, ou quem sabe aquela cidadezinha tranquila a 100 km de casa? Não importa o destino, mas sim a oportunidade de aproveitar o dia sem se preocupar com horários e correria e dedicar um tempo para si mesmo.

Para garantir tranquilidade total, faça um Seguro Viagem Allianz. Utilize o cupom promocional PARAONDEFOR e ganhe 35% Off em qualquer destino.

Avatar

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS

[contact-form-7 id="50" title="Newsletter"]