Quem viaja para o exterior aproveita os benefícios do duty free nos aeroportos. Comodidade, qualidade e preços atrativos

Quem vai viajar para o exterior já sabe: é preciso planejar com calma para não esquecer nenhum detalhe importante. Passaporte, reservas do voo, hotel, outros documentos, roupas, entre outros pontos precisam ser organizados e guardados com antecedência.

Mas se na hora de chegar ao aeroporto você perceber que esqueceu algum produto, não se preocupe. As áreas de embarques possuem os duty free, lojas livres de impostos que vendem uma gama de itens a preços mais camaradas do que no Brasil.

Esses estabelecimentos são situadas em áreas de embarque e desembarque de aeroportos com voos para o exterior. Logo, elas estão nas zonas internacionais e os produtos vendidos lá não são tributados nem pelo país de origem e nem pelo de destino.

É possível encontrar quase de tudo: roupas, brinquedos, cosméticos, itens de higiene, produtos eletrônicos, livros, chocolates e doces. Contudo, há um limite de US$ 500 por passageiro no desembarque e na quantidade de certos produtos, como bebidas alcoólicas.

Para comprar esses produtos, os passageiros também precisam apresentar alguns documentos. Voos para a América Latina basta mostrar o RG e o cartão de embarque. Outros destinos internacionais é preciso estar com o passaporte em mãos.

No ano passado, mais pessoas puderam conferir as vantagens desse negócio. Segundo relatório da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), mais de 8,3 milhões de brasileiros fizeram um voo internacional em 2017 – alta de 11,7% em relação a 2016.

Mas se você ainda não está convencido dos benefícios de comprar nessas lojas, confira mais 5 motivos que explicam porque elas são as queridinhas dos passageiros nos aeroportos de todo o mundo.

1.Reserva os produtos pela Internet 

Uma dica importante é poder reservar o produto pela internet e retirar no dia do seu voo sem qualquer custo adicional. É ideal para quem já tem em mente o que desejam comprar e possui voo marcado.

Essa é uma pré-condição importante para a reserva: a pessoa precisa ter passagens compradas com embarque ou desembarque internacional nos aeroportos brasileiros. Ele pode solicitar o produto entre 35 dias e 72 horas antes da viagem.

Esse procedimento pode ser feito por telefone, lojas físicas e pela Internet. Pelo site é mais prático, pois o consumidor seleciona os produtos na página, recebe a confirmação por e-mail e, depois, é só retirar no local escolhida.

Entre as vantagens que a pessoa tem estão a comodidade e rapidez com caixas preferencias, a garantia de estoque e do preço e a praticidade. Além disso, clientes que optam pela reserva podem ganhar descontos exclusivos em compras futuras.

Dessa forma, o passageiro garante que o item que ele procura estará a sua disposição no local escolhido. Voos em alta temporada, por exemplo, costumam esgotar os estoques das prateleiras rapidamente.

2.Economia nos preços

É outra vantagem de comprar em um duty free. Por não possuírem impostos, que normalmente elevam o preço dos produtos no Brasil, os itens costumam ter valores mais baixos se comparado com as principais lojas do país.

Cosméticos, itens de higiene, chocolates, roupas, eletrônicos, entre outras categorias, são os campeões na preferência dos passageiros. É possível achar esses produtos com um preço camarada nos aeroportos de todo o mundo.

Evidentemente não são todos os produtos que têm o preço mais baixo. Há itens que, ao fazer a conversão da moeda, acaba saindo o mesmo valor em reais. Contudo, uma busca detalhada nas gôndolas permite achar algumas pechinchas interessantes.

3.Qualidade assegurada

Poucos lugares são mais seguros do que aeroportos em voos internacionais. A entrada é controlada e vigiada por policiais federais. Logo, não há risco de você comprar produtos pirateados e contrabandeados.

Esse tipo de negócio trabalha apenas com grandes marcas mundiais e produtos originais e autênticos. Todo item adquirido é acompanhado com nota fiscal e as garantias de fábrica são asseguradas da mesma forma que uma compra feita no Brasil.

É uma situação diferente de diferentes lugares do país, onde não é possível autenticar a origem dos bens. Nos aeroportos, o produto é mais barato justamente pela ausência de impostos em cima do seu valor.

4.Comodidade e tranquilidade

O tempo de espera em aeroportos pode ser angustiante: em escalas, por exemplo, pode levar longas horas até pegar o próximo voo. Contudo, andar por essas lojas ajuda a distrair ao mesmo tempo em que podemos observar bons itens para comprar.

É recomendável comprar alguns produtos e as lembrancinhas de parentes e amigos ainda no aeroporto. Pense bem: você prefere transportá-los numa sacola em um avião ou comprar em seu destino e ter que carregar sacolas por longos trajetos a pé ou transporte público?

E não se preocupe: você poderá embarcar com os produtos adquiridos na área de embarque. Muitos ficam em dúvida se podem entrar, mas todos os itens comprados no duty free são liberados em voos internacionais.

5.Compra em várias moedas

Outra vantagem interessante é a possibilidade de comprar os produtos em diferentes moedas. É ideal para quem já vai levar o dinheiro de seu destino separado e quer incluir essas aquisições no orçamento da viagem.

As moedas aceitas costumam variar nos aeroportos de todo o mundo. Entretanto, uma coisa é certa: você poderá comprar em dólar ou na moeda local do país. Na dúvida, pergunte aos funcionários.

Além disso, todas as unidades aceitam os principais cartões de crédito para facilitar as transações – assim, você não precisa se preocupar com a moeda pois a própria bandeira faz a conversão na fatura.

Aproveite a viagem da melhor forma possível

Uma viagem internacional, seja a lazer ou a trabalho, exige planejamento, concentração e esforço da pessoa. Qualquer erro pode comprometer todo o itinerário e trazer grandes transtornos.

Mas não se preocupe tanto. Os aeroportos são equipados para prestar o melhor atendimento ao viajante – e o duty free é uma boa opção para quem quer viajar sem qualquer tipo de aborrecimento.

Seguro Viagem Allianz – Para manter a tranquilidade também no destino, inclua o Seguro Viagem Allianz, com atendimento 24h em português. Utilize o cupom promocional PARAONDEFOR e ganhe 30% de desconto. Clique aqui e faça uma cotação.

Seguro Viagem Allianz com desconto

 

Fonte: duty free

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS