Paisagens exuberantes, tradições e costumes do país conhecido como Reino da Felicidade fazem parte da viagem pelo Butão

Se você está em busca de novas histórias, culturas e tradições, um passeio pelo Reino do Butão, localizado no sul da Ásia, pode proporcionar uma experiência rica em cultura e tradições locais diferenciadas dos demais destinos do mundo.

Desde seus primórdios feudais até o seu primeiro contato com o Império Britânico, o Butão se destaca no continente asiático e desperta grande curiosidade entre os viajantes e exploradores. O roteiro sugerido pela agência Teresa Perez Tours passa por Thimbu, Punakha e Paro. Confira:

Thimphu

Buddha Dordenma, em Thimphu

Capital do Butão, Thimphu reflete a cultura local através da literatura, religião, costumes, vestimentas, práticas monásticas dos mosteiros, música e dança. O roteiro traz 3 noites na cidade, e nos primeiros dias contém visitas a lugares como Tamchogg Lhakhang, Instituto Zorig Chusum, que oferece cursos de artes tradicionais do país a crianças, e Folk Heritage Museum, réplica de uma fazenda tradicional que reflete como muitos agricultores viviam e ainda vivem no Butão.

Nos dias que seguem, os viajantes passam pelo Textile Museum, que conta a história e as técnicas de tecelagem do povo. Uma incrível caminhada em Tango Goenpa também faz parte do roteiro, proporcionando ao grupo conhecer o local do monastério que foi encontrado no século 12 e o prédio que teve sua construção iniciada no século 15 e hoje é uma universidade budista com 280 monges. Para finalizar, uma visita ao Buddha Dordenma encerra o percurso.

Punakha

Vista da Cordilheira

Antiga capital do Butão, a cidade de Punakha está localizada entre os rios Pho Chuu e Mo Chuu e próximo à parte leste do Himalaia. Com uma atmosfera serena de uma cidade que carrega lembranças de um passado real, Punakha possui um clima acolhedor onde árvores frutíferas prosperam sob a visão das neves das imensas montanhas. A maioria dos passeios e visitas são feitos a pé, uma vez que a cidade proporciona uma incrível sensação de quietude aos que a exploram.

O roteiro proposto pela Teresa Perez traz três noites de hospedagem no local e engloba passeios com uma visita a Dochu La, que são as estufas construídas a 3.150 metros de altura em honra aos soldados butaneses, visita a Chimi Lhakhang, também conhecido como Mosteiro da Fertilidade e um passeio por Khamsum Yuelley Namgyal Chorten, onde acontece uma caminhada no topo de uma colina com vista panorâmica ao Vale de Punakha.

O templo de Sangchhem Dorji Lhuendrup Lhakhang também faz parte do roteiro, que proporciona aos viajantes conhecerem a famosa estátua de bronze de Avalokiteshvara, entre outros atrativos da região.

Paro

Mosteiro de Taktsang, em Paro

A viagem continua descendo pela montanha Dochu La e seguindo o curso dos rios Wang Chhu e Paro Chhu, em direção a Paro.  Uma vez que o único aeroporto do país situa-se na cidade, é considerada a porta de entrada do Butão. Construída em meio a uma floresta de pinhos, o que torna uma experiência encantadora para os visitantes, além dos atrativos naturais, culturais e religiosos, Paro exibe uma paisagem bucólica, com curiosas casas típicas espalhadas por todo o vale.

O roteiro tem a duração de três noites na cidade e passa pelo National Museum, que possui uma belíssima coleção de artefatos e oferece uma boa introdução à rica cultura do Império. Em seguida, uma visita ao Paro Dzong, principal fortaleza do país, que serve atualmente como centro religioso, militar, administrativo e social dos distritos. Um trekking pelo monastério Taktsang Lhakhang, mais conhecido como Tiger’s Nest, também faz parte do passeio. Localizado a 3.120m de altitude, é considerado um dos lugares mais sagrados para o budismo tibetano e oferece vistas espetaculares do vale e dos encantos naturais que circundam a região.

Durante todo o percurso em grupo, os viajantes ainda contarão com cenários que são considerados sagrados e que os levarão à momentos únicos e inesquecíveis. Para saber mais sobre as viagens da Teresa Perez acesse: www.teresaperez.com.br

Quando ir? 

Uma boa época para fazer esse roteiro é durante o mês de novembro, quando a temperatura está amena, entre 20º e 25º.  A agência Teresa Perez organiza o roteiro citado acima entre os dias 14 e 26 de novembro, desse ano (2018).

O que incluir na mala? 

Sapatos e roupas confortáveis, pois os passeios envolvem trekking e atividades na natureza.

Em suas viagens e descobertas pelo mundo, conte com o Seguro Viagem Allianz. Clique aqui e confira os preços. Utilize o cupom PARAONDEFOR e ganhe 30%OFF

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS