Descubra a origem do pão francês, da torta holandesa e da paleta mexicana

Existem várias comidas que levam nomes de países. Mas será que elas foram mesmo criadas no destino que as nomeiam?

O pão francês é uma das comidas mais populares, porém existem outras que recebem nomes de destinos famosos e que não está muito relacionada ao local em que foram batizadas. Já outras são totalmente fiéis às tradições.

Já pensou em viajar em busca dessas receitas? Confira a seguir alguns pratos e suas origens e veja qual deles você mais gosta:

Torta Holandesa

Achou que na Holanda encontraria a melhor torta holandesa do mundo? Engano seu. Na verdade a torta holandesa é brasileira.

A receita nasceu em Campinas pelas mãos da empresária Silvia Maria do Espírito Santo, dona da Holandesa & Cia, empresa do ramo alimentício.

O nome se deve ao fato de a criadora ter conhecido uma família holandesa muito querida e quando criou a deliciosa sobremesa não pensou duas fezes em fazer a homenagem.

A boa notícia é que você não precisa ir tão longe para provar o doce, a torta é encontrada no Brasil inteiro e ainda encontramos a receita original da Silvia, confira:

Ingredientes

200g de manteiga
200g de açúcar
3 gemas grandes
2 latas de creme de leite Nestlé
1 pacote de bolachas Calipso
1 pacote de bolachas Maria
Essência de baunilha

Cobertura

375ml de leite
25g de margarina sem sal
1 colher de sopa de açúcar
125g de Nescau

Modo de fazer:

Creme – Bata a manteiga, as gemas e o açúcar até formar um creme branco e homogêneo. Adicione o creme de leite sem o soro e bata em velocidade baixa até incorporar.

Cobertura – Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até reduzir bem e formar um creme espesso. Silvia diz que, para isso, são necessários “uns bons minutos”.

Montagem e finalização – Pegue o soro do creme de leite, coloque em um prato e misture uma colher de café de essência de baunilha. Molhe as bolachas Maria na mistura e disponha no fundo da forma, em uma única camada – essa será a base da torta. Distribua as bolachas Calipso em pé, ao redor da forma, com o lado do chocolate para fora. Coloque o creme e leve ao freezer por ao menos 24 horas. Retire do freezer, despeje a cobertura por cima e volte a congelar. A torta só deve sair da refrigeração horas antes de ser servida.

Fonte da receita: A Cidade On

Salada Russa

Feita com pedacinhos de peito de perdiz e codorna, cubinhos de gelatina, camarão, maionese e batata, a Salada Russa foi criada por Lucien Olivier, e tem mesmo origem Russa.

Surgiu em Moscou no ano de 1860. Lá na Rússia, a receita é também conhecida como salada Olivier.

Paleta Mexicana

O generoso picolé retangular recheado, que faz sucesso no Brasil, não tem muito a ver com o tradicional sorvete mexicano.

No México, a sobremesa gelada é feita de frutas e água e em sua maioria não recebem recheios. São vendidas em carrinhos e não “gourmetizadas”, como no Brasil.

A origem da tradicional paleta mexicana é de 1940, na cidade de Tocumbo, em Michoacán. No local há uma festa em torno do sorvete. Nessa festa há mais de 50 sabores, incluindo opções exóticas como de cerveja e tequila.

Pão Sírio ou Árabe

O nome é fiel às origens. É uma das primeiras receitas de pães feitos pela humanidade. Bastava farinha e água para sua produção.

No Líbano e na Síria todas as refeições são acompanhadas do Pão. Aqui no Brasil é muito comum saborearmos um recheado Beirute ou na sua forma mais tradicional, para acompanhar a coalhada seca, homus e babaganoush, nos restaurantes árabes.

Pão Francês

O tradicional pãozinho mais consumido no café da manhã dos brasileiros recebe nomes diferentes em cada região do País. A origem é mesmo do continente Europeu. Chegou ao Brasil graças aos turistas que visitavam a França.

Há muitos anos, aqui no Brasil, os padeiros tentavam imitar a receita francesa, que originou o Pão Francês, só que um pouco diferente da receita original que não contém açúcar e nem gordura. Na França, o autêntico pão é a baguete.

Leia também:

Pratos Brasileiros – A Bahia de todos os gostos

Conheça 10 pratos típicos da Rússia que você precisa experimentar

As pizzarias mais antigas da Itália e uma receita original napolitana

 

Fontes: Revista Galileu / Estadao.com.br / Megacurioso / debate.com.mx

 Vai viajar em busca das receitas originais? Não se esqueça de contratar o Seguro Viagem Allianz e experimente novos sabores sem medo

Seguro Viagem Allianz com desconto

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS