Mayra Demari passou 13 dias nos Emirados Árabes e trouxe dicas de pontos turísticos de Dubai, Abu Dhabi, Ras al-Khaimah e Ajman

A viagem de Mayra Demari, contadora de 28 anos, aconteceu durante o mês de outubro. Ela, sua mãe e sua tia foram visitar seus primos que moram em Ras al-Khaimah, um dos emirados que fica a 40 minutos de Dubai. Durante a viagem elas fizeram passeios no deserto, shopping, praia e muito mais.

Ao todo foram 15 dias de viagem, sendo 13 dias de passeios, mais 2 dias voando. Confira a seguir as dicas gerais para se preparar para a viagem, além de indicações de pontos turísticos localizados nos Emirados, a maioria deles em Dubai.

Dubai Mall – É o maior shopping do mundo. Tem ótimas lojas e ótimos restaurantes. Todos os dias acontece o Show das Águas Dançantes, com música e luzes, do lado de fora do shopping de frente para o Burj Khalifa, que é a torre mais alta do mundo.

Passeio no Deserto – “Nós fomos no deserto de Ras al-Khaimah, uma opção mais barata do que o deserto de Dubai. O passeio começa em torno das 15h em um Jeep 4×4. É feito tipo um rally pelas dunas que deixa o passeio mais emocionante. Em seguida é feito uma pausa para apreciar o pôr do sol e tirar fotos.

Para entrarmos ainda mais no clima, os motoristas amarram um lenço em nossos cabelos fazendo-nos sentir parte da cultura deles. Depois, é possível realizar um passeio de camelo. Eu não tive coragem, fui medrosa (risos).  Minha mãe e minha tia se divertiram. E por fim o jantar típico, todos nós sentamos no chão, comemos com a mão, fizemos desenhos de henna no corpo e participamos dos shows com danças típicas”, conta Mayra.

Hop On, Hop Off Dubai – É um passeio de dois dias em um ônibus turístico que faz 3 linhas por toda a cidade. “Durante o passeio é possível conhecer todos os pontos turísticos pagando uma taxa única. Vale a pena”, indica Mayra.

Souk – Em Dubai existem várias feiras de ruas chamadas souk. Tem comidas, especiarias, tecidos entre outros coisas. “O souk mais famoso é o do ouro. Vale a pena conhecer. Os preços são tentadores”, afirma Mayra.

Burj Khalifa ou Torre do Khalifa – É o maior arranha-céu do mundo. Está localizado em Dubai. “Vale a pena subir até o último andar e admirar a vista. É incrível”, recomenda Mayra.

Dubai Marina Beach – Praia incrível, muito limpa, mar calmo, água quente e muitas opções de lugares para comer em volta da praia. “Quando visitei essa praia, em outubro de 2015, estavam construindo a Dubai Eye, a maior roda gigante do mundo, querendo superar a de Londres. Aliás eles adoram isso, ser os melhores em tudo!”, diz Mayra. A Dubai Eye ainda está em construção e pretende estar totalmente concluída no ano de 2020. Medirá 210 metros de altura.

Marina Mall – Próximo a Marina Beach está o Marina Mall, maior shopping a céu aberto. “É lindo demais. Só com lojas de grife. Mas é só para olhar mesmo, pois tudo é absurdamente caro”, conta Mayra.

Abu Dhabi – A capital dos Emirados Árabes, fica a 1h30min. de Dubai. “Fizemos um bate e volta, conhecemos a Mesquita que é muito sagrada para eles. Inclusive precisa entrar com uma Burca que te cobre inteiro. Lá dentro é tudo de ouro, cada detalhe é lindo de se observar e claro, o silêncio reina respeitando a religião deles”, comenta.

“Também Aproveitamos e conhecemos o parque da Ferrari, com a mais rápida montanha russa do mundo. É demais!, indica Mayra.

China Mall – É um shopping localizado em Ajman, perto de Dubai. “Tem tudo que você pode imaginar e de marca. Produtos de qualidade e com preços incríveis. Minha prima fez recentemente o enxoval do filho dela lá, só com coisas boas e gastou metade do valor se comparado com os preços no Brasil”, afirma Mayra.

Onde Comer? Dicas da Mayra:

Quando eu fui tinha inaugurado o Cheesecake Factory, no Dubai Mall. É um restaurante americano super famoso e pratos incríveis. O Cheesecake é o mais delicioso do universo. Os preços são acessíveis.

Fomos em alguns restaurantes típicos, no centro de Dubai e na praia. O mais tradicional foi o Arabian Tea House Café, com pratos como Homus, Falafel, Kibe e Kebab de cordeiro.

“O jantar no deserto é um passeio que não pode ficar de fora do roteiro. É um jantar com todas as comidas típicas, com direito a comer no chão e com as mãos”, recomenda Mayra.

Comidas:

Carne de Cordeiro – “Eu nunca tinha comido carne de cordeiro. No início fiquei com receio, mas quando experimentei foi a melhor carne da vida. Na maioria das vezes é servida com um molho de ervas e hortelã que deixa um gosto marcante e bem original. Acompanha geralmente aquele arroz mais durinho, estilo marroquino e salada”, recomenda Mayra.

Shawarma – “O prato mais interessante pra mim foi o Shawarma. É um snack, tipo um wrap mas com carne de cordeiro (ou frango se vc preferir) enrolado no pão árabe com legumes, homus e outros acompanhamentos e molhos. É muito viciante. Depois que experimentei queria comer todos os dias. Saudades, Shawarma! ♥”, lembra Mayra

Tâmara – Eles cultivam muita tâmara. Muita mesmo…os pés ficam carregados pelas avenidas da cidade. E é uma delícia! Como é de fácil cultivo para eles existe uma variedade de doces e as frutas são praticamente de graça quando comparadas ao preço do Brasil.

Leia também: Pratos típicos dos Emirados Árabes

Dicas gerais da Mayra:

Clima – De julho a outubro é tudo muito quente. Tanto, que os pontos de ônibus tem ar condicionado. “Não saiam para os passeios sem garrafa de água e protetor solar”, recomenda Mayra.

Roupas – “Para as mulheres é muito difícil escolher as roupas, pois se você veste shorts e regata, em alguns restaurantes e lugares públicos você acaba sendo mal vista pelos moradores locais. Saia sempre com um lenço para se cobrir, caso isso aconteça”, lembra, Mayra.

Hotel – “Ficamos dois dias no day use do Hotel Hilton! Paguei um valor fixo, na época foi 180 dirhams (moeda local), com comida e bebida inclusa. Pude usar toda a estrutura do hotel. Vale a pena conhecer”, indica Mayra.

Você sabia? Nos Emirados Árabes não é comum o consumo de bebida alcoólica. “São raros os lugares que você pode apreciar uma cerveja. Eles não vendem nos mercados comuns”, lembra Mayra.

Vai viajar para os Emirados Árabes? Não esqueça de fazer o Seguro Viagem Allianz, presente no mundo inteiro com atendimento 24h, por telefone e no idioma português. Clique aqui e faça uma cotação.

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS