Viajar e comer combinam perfeitamente. Confira destinos nacionais e internacionais para passear e ao mesmo tempo provar diferentes tipos de chocolate.

A Páscoa pode ser sinônimo de chocolate para uns e viagens para outros. Se você é apaixonado pelas duas coisas, aproveite a data para visitar lugares onde estão famosas lojas e fábricas de chocolate. Listamos os mais lindos e deliciosos destinos, do Brasil a Suíça, para você passear e se esbaldar de tanto comer chocolate. Confira:

Suíça

Um dos chocolates mais famosos do mundo pode ser encontrado na Suíça, entre Zurique e Bern.  É lá onde estão lojas e fábricas conceituadas de chocolate, como a Läderach e a Lindit.

Na Läderach existem diferentes receitas e sabores, com confeitos, amendoim, castanhas, desde os mais amargos aos mais doces. A fábrica abre as portas na cidade de Bern, a uma hora de trem de Zurique, capital da Suíça. No local é possível acompanhar todas as etapas de confecção do doce e ainda experimentar alguns deles. É necessário fazer inscrição e agendar a visita antecipadamente, disponível no site: www.laederach.com.

A famosa e deliciosa fábrica de chocolate Lindt, oferece uma verdadeira imersão em um mundo feito de chocolate. Dentro da fábrica os turistas podem fazer um curso e vivenciar a experiência de um chocolatier, produzindo as tradicionais trufas e bombons da marca sob as orientações de um chef profissional.  O contato pode ser feito no site oficial da empresa ou pelo telefone: +41 44 716 22 33 / www.chocolate.lindt.com.

Outras lojas famosas para conhecer na Suiça são: Confiserie Honold, Confiserie Baumann ou Confiserie Sprüngli. Também fique de olho em marcas que são vendidas nos supermercados, como Frey, Villars e Ragusa.

Bélgica

O chocolate belga também é destaque no mundo. Ao mesmo tempo em que o país é um grande consumidor de chocolate, com consumo anual de mais de 8 quilos por pessoa; é também um potencial exportador do produto, produzindo mais de 730.000 toneladas todo ano e exportando mais da metade.

Em Bruxelas há o museu do cacau e do chocolate, local onde estão reunidas mais de 200 variedades de todas as formas e sabores, para comer ou beber. O melhor desse passeio é que você pode provar todos os tipos de chocolates expostos e no final comprar os que mais gostou. Aproveite a visita para conhecer a história do cacau contada por meio de vídeos e fotos, além de ver o cacau de perto.

Museu do Cacau e do Chocolate

Endereço: Rua de la Tête d’or 9 – Bruxelas
Horários: de terça a domingo – 10h às 16h30 / Feriados – 10h às 16h30

Confira os valores atualizados para visitação no site: www.mucc.be/fr/le-chocolat

Ainda, na Bélgica aproveite para conhecer os museus Choco-Story Bruxelas: www.choco-story-brussels.be e Choco-Story Bruges www.choco-story-brugge.be. Não esqueça de programar uma visita na famosa Neuhaus com várias unidades em toda a Belgica.

México

Oxaca, no México, é destino certo para conhecer a história do chocolate e experimentar pratos com a iguaria. A cidade foi um dos primeiros lugares do mundo a descobrir o chocolate e utilizar o cacau como parte de sua gastronomia.

É Oxaca a capital gastronômica do México, portanto durante suas descobertas no destino, aproveite para experimentar alguns pratos com o uso do chocolate, entre eles está o Mole negro, feito com molho tradicional de pimentas e chocolate, pamonhas salgadas enroladas em folha de bananeira e tortilhas recheadas de carne com banha de porco.

Na Cidade do México também existe o Museu Mundial do Chocolate, local que conta toda a trajetória histórica do chocolate mexicano, com gravuras, fotografias e objetos utilizados em sua confecção.

Museu Mundial do Chocolate

Endereço: Milan 45, esquina c / Roma – Colonia Juarez – México DF06600
Horários: Segunda a domingo, das 11h às 17h.

Confira outras opções de horários para agendamentos de grupos: www.mucho.org.mx

Espanha

Foi em Barcelona, no ano de 1780, que surgiu a primeira máquina de fazer chocolate, local em que abriga o Museu de La Xocolata.  No Museu existem atividades educativas para todas as idades, entre elas é possível aprender a degustar as variações do chocolate, fazer pirulitos e ainda comprar os chocolates em sua loja.

As marcas mais antigas do doce na Espanha são Valor, Torras, Trufas e Tirm.  Mas vale conhecer também as lojas Oriol Balaguer, Leonidas, Enrique Rovira, a confeitaria Natcha, Xocoa, Chocolat Factory, Godiva e a loja El Corte Inglés.

Museu de La Xocolata

Endereço: Rua do Comércio, 36, 08003 – Barcelona

Horários: Segunda a sábado, das 10h às 19h. Domingos e feriados das 10h às 15h.
Para mais informações: info@museuxocolata.cat

Estados Unidos

A fundação da fábrica de chocolates Hershey’s em Derry Church, na Pensilvânia, transformou o nome da cidade, hoje conhecida como Hershey.

O destino oferece além da visita a fábrica, passeios no museu do chocolate, parque temático, hospedagem no hotel da empresa e até relaxamento no spa de chocolate.

Argentina

Bariloche – Além de uma série de passeios surpreendentes em Bariloche, os turistas podem aproveitar a influencia suíça e alemã para experimentar diferentes opções de chocolates artesanais. A marca mais famosa da região é Abuela Goye, de origem europeia. A loja existe na cidade desde 1981 e oferece vários doces além do puro chocolate, como alfajores, sorvetes, doces em conserva e etc. O endereço para programar a visita é: Mitre 252, San Carlos de Bariloche.

Na rua Calle Mitre também é possível conhecer outras fabricas e lojas de chocolate artesanal de Bariloche. Frantom, Del Turista, Mamuschka e Rapa Nui são algumas das diversas opções.

Brasil

Em Gramado, Rio Grande do Sul, é possível programar visitas a três fábricas de chocolates: Chocolates Planalto, Florybal e Prawer.

A Florybal também oferece, na cidade de Canela, o primeiro parque temático da Serra Gaúcha com mais de 1000 esculturas de dinossauros animados, cascata de chocolate, cinema 7D entre outras atrações. É possível programar um tour nas atrações criadas pela empresa. Aproveite para conhecer o Lounge, em frente a conhecida rua Coberta, local onde é servido o exclusivo chopp de cacau. Vale a visita!

Em gramado também está o Mundo de Chocolate. O local convida para uma volta ao mundo, por meio dos mais belos pontos turísticos de chocolate. São mais de 200 peças esculpidas em chocolate maciço, distribuídas ao longo de um complexo de 3 mil metros quadrados. Leia mais: O Mundo de chocolate existe!

Chocolates Planalto

Endereço: Rua João Carniel, 689 – Carniel, Gramado-RS

Contato: (54) 3286.1701

Horários de visitação: Aberta todos os dias, inclusive feriados, das 8h30min às 18h

Florybal

Endereço: R. Tristão de Oliveira, 1200, Bairro Floresta – Gramado – RS

Contato: (54) 3905-3600

Prawer

Endereço: Av. das Hortênsias, 4100 – Estrada Gramado/Canela – Gramado – RS

CEP: 95670-000

Contato: (54)3286-1580

A Prawer é o primeiro chocolate artesanal do Brasil, iniciou em 1975 e recentemente ganharam o prêmio pela Revista Veja como o melhor chocolate da Serra Gaúcha.

Mundo de Chocolate

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2497 – Gramado – Rio Grande do Sul.

Horários: Segunda a quinta, das 9h30 às 20h; Sexta e sábado, das 9h30 às 21h30; e Domingo        das 9h30 às 20h.

Contato: (54) 3295-5973

Por onde o chocolate vai te levar? Deixe nos comentários suas sugestões de destinos para um tour de chocolate 😉

Aproveite os descontos no Seguro Viagem. Utilize o cupom PARAONDEFOR e pegue o desconto de 50% para qualquer destino. Promoção válida até 22/04. 

Clique aqui e confira!

Avatar

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS

[contact-form-7 id="50" title="Newsletter"]