Fique de olho nesta lista e aproveite ao máximo sua viagem internacional

Você planejou a tão sonhada viagem internacional, reservou hotel, comprou todos os itens necessários para aproveitar o destino. Gastou dinheiro e tempo para realizar o sonho de férias. Então está na hora de separar todos os documentos necessários para que todo esse investimento não acabe por falta de documentos que são necessários para uma viagem internacional.

Quem já foi barrado ou esqueceu de algum documento bem na hora de embarcar sabe como um mínimo detalhe pode levar meses de planejamento por água abaixo.

Mas o segredo está na precaução, por isso separamos aqui uma lista com documentos para não esquecer de levar para a sua passagem na imigração ser tranquila e sem impedimentos.
Alguns deles nem são obrigatórios para determinados destinos, mas tê-los vai agilizar (e muito) a sua passagem na imigração.

Importante! O Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), são documentos de identificação que você já usa em território nacional, não estão listados abaixo, mas devem estar com você sempre!

1 – Passaporte
Quando você decide fazer uma viagem internacional, esse é o primeiro documento que precisa providenciar. Nada mais justo, ele é o seu documento de identificação internacional oficial e obrigatório numa viagem para fora do país.

O passaporte tem uma validade, mas é preciso que ele esteja apto a ser utilizado, pelo menos, até seis meses após a sua data de embarque. Fica de olho nisso para não ter dor de cabeça na hora do embarque!

2 – Visto
É obrigatório ter um visto válido para entrar em países como os Estados Unidos. Com validade de 10 anos, ele fica numa das páginas do seu passaporte. É necessário fazer a solicitação do visto online, preencher o formulário DS-160, efetuar o pagamento e agendar a entrevista.

Pode ser que seu passaporte perca a validade, mas o seu visto não. Nesses casos, é imprescindível andar com o passaporte antigo e o novo para comprovar as validades dos dois documentos e entrar no país sem problemas.

3 – Passagem de volta e reserva de hotel
Esse não chega a ser um documento obrigatório, mas é sempre bom poder mostrar na imigração que você já tem uma data para voltar ao Brasil e que está ali fazendo turismo mesmo.
Você também pode ser questionado na imigração sobre o lugar que vai ficar durante a sua viagem, apresente as reservas dos hotéis, por exemplo, assim poderá provar de forma fácil e rápida onde ficará hospedado.

4 – Renda
A comprovação de renda é exigida quando você vai tirar o visto, mas isso não quer dizer que não pode ser solicitada também na hora de entrar no País. A quantia a ser apresentada vai variar de acordo com a quantidade de dias que você passará no lugar.
Junto com seus documentos para a viagem, deixe sempre um extrato bancário atualizado e uma fatura do seu cartão de crédito com o limite de compra.

5 – Vacinas
Sem elas você não entra em lugar nenhum. Para colocar suas vacinas em dia e garantir o certificado internacional, é só procurar um posto de saúde municipal, você pode ter acesso às vacinas gratuitamente.

Coloque a sua carteira de vacinação junto do seu passaporte e outros documentos para não esquecer em casa antes de viajar.

6 – Seguro viagem
Para os Estados Unidos, por exemplo, o seguro viagem não é obrigatório, mas poucos se arriscam a viajar sem ele. Isto porque ele pode te salvar de alguma emergência e te ajudar a cobrir os gastos com remédios e hospitais, por exemplo.

Lembre-se que contratar esse tipo de serviço é bem mais barato do que ter que arcar com os custos de um atendimento médico no exterior, por exemplo. O Seguro deve ser feito antes da viagem começar, assim que comprar as passagens já pode adquirir o Seguro.

O Blog Para Onde For oferece cupom especial para contratação do Seguro Viagem Allianz. Para isso, utilize o cupom PARAONDEFOR no momento da cotação e ganhe 40% OFF. Clique aqui e faça uma cotação.

7 – Faça uma cópia de tudo
Seja cauteloso, tenha ao menos 2 cópias de todos os documentos que são considerados importantes para a sua viagem internacional, incluindo seus cartões de crédito. Você pode precisar disso para uma emergência como perder algum deles, por exemplo.

Para a contratação de alguns serviços como a compra de chip de celular, aluguel de carros e outros, eles podem exigir algumas dessas cópias e tê-las em mãos adianta muito todo o processo. Para garantir, tire uma foto de todos e mande para si mesmo no e-mail.

E aí, aprendeu direitinho a organizar seus documentos para viajar? Aproveite essa lista e anime-se para comprar uma casa em Orlando! Já pensou que delícia?

Avatar

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS

[contact-form-7 id="50" title="Newsletter"]