Muitas vezes confundida como comida árabe, os pratos dos emirados tem representantes da culinária do mundo todo

Os Emirados Árabes é um destino interessante, com paisagens e cultura ímpar. Fazem parte do país sete Emirados: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ra’s al- Khaimah, Sharjah, Umm al-Quawain. Essa formação foi definida no ano de 1971.

Quando falamos em gastronomia, é importante saber distinguir a comida árabe que estamos acostumados a comer aqui no Brasil, com os pratos comuns que a população come dentro de casa, nos Emirados. Muitas vezes, os pratos realmente típicos do destino não são servidos nos restaurantes.

Uma boa opção para conhecer a gastronomia e a cultura local é o visitar o Centro para o Entendimento Cultural Sheikh Mohammed, localizado no bairro histórico de Al Fahidi, em Dubai.

Lá é possível participar de eventos sobre as refeições locais e também experimentar a culinária dos emirados, além de entender a cultura e a tradição do destino. Interessou, acesse o site oficial do Centro.

Os ingredientes tradicionais das refeições são feitos principalmente de peixe, carne e arroz, além do cardamomo, com sabor parecido ao gengibre. No café da manhã são servidos pratos mais doces.

Confira alguns dos pratos típicos da região e não deixe de provar cada um deles em sua viagem.

Traditional Arabian coffee

Gahwa Arabia –  É um café um tanto diferente para nós brasileiros. A bebida conta com a mistura de feijão árabe levemente torrado, cardamomo e açafrão que são moídos e cozidos. O café é coado e servido quente em pequenas xícaras, mantendo a temperatura certa para ser servido.

Nikhee ou Dungaw (grão de bico)  Fervido com especiarias e, muitas vezes, acrescenta-se pimentas, o Dungaw/ Grão de Bico, faz parte da tradicional refeição local. É como o nosso arroz aqui no Brasil.

Balalit (balalete) – É um tipo de massa doce, servida no café da manhã, jantar ou como sobremesa. A receita leva ovos e especiarias, como cardamomo e passas e açafrão. Um prato bastante original dos Emirados.

Chabab – A tradicional panqueca dos Emirados leva farinha, ovos, açúcar e especiarias, como o cardamomo. A cor amarela é graças a pitada de açafrão. O prato é servido com xarope de tâmara.

Tâmaras – Um alimento básico na dieta dos Emirados, existem mais de 40 variedades de tâmaras, que são servidas tradicionalmente no início da refeição.

Khamir –  Khamir, é o nome árabe para o que conhecemos como levedura. É um tipo de pão servido no café da manhã com queijo fresco. A receita é uma mistura de fermento, farinha, leite em pó. O pão é polvilhado com sementes de gergelim e assado até ficar tostado.

Machboos – Muito comum nas mesas de Dubai, o Machboos é um prato que pode ser feito de várias maneiras. À base de arroz, algumas receitas levam carne, outras frango ou peixe. É temperado com especiarias como cardamomo, cravo, canela, limão seco, passas e lentilhas amarelas.

Fareeth – O prato é composto por camadas de pão fino, como os pães sírios que costumamos ver no Brasil. Sobre as camadas de pão é colocada um mistura de carne e legumes bem cozidos, condimentados, resultando em um ensopado.

Saluna – É um ensopado de legumes e carne sazonais, frango ou peixe. Servido na maioria das vezes com arroz branco cozido.

Mhammar – Por estar localizado ao longo da costa, os Emirados são conhecidos por seus peixes. Nesse prato, pequenos peixes locais são temperados e preparados inteiros. Esses peixes são servidos com cebolas carameladas doces e arroz amarelo. O sabor do salgado se mistura com o doce, numa experiência diferente para o paladar.

Ligamat – É um dos doces mais comuns dos Emirados.  Trata-se de uma bolinha de massa frita, banhada em ghee, um tipo de manteiga feita com leite de vaca ou de búfala, servida com xarope de tâmara. Servida no café da manhã ou na sobremesa.

Posts relacionados

Avatar

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS

[contact-form-7 id="50" title="Newsletter"]