Na Semana Santa vamos indicar 7 ótimas opções de restaurantes portugueses para você provar pratos tradicionais com peixes. Inclua pelo menos um deles na sua próxima viagem, você não vai se arrepender!

A culinária portuguesa é uma ótima opção de comida para a sexta-feira santa, tradição católica em que são substituídas as carnes pelo peixe, nas refeições do dia. Em Portugal, o que não vai faltar são restaurantes que oferecem as melhores receitas, desde o famoso bacalhau até opções de sardinhas que podem ser acompanhadas de um belo vinho do porto.

Vamos apresentar opções de restaurantes que servem diferentes receitas feitas com peixes. As delícias vão fazer qualquer pessoa adotar a sexta-feira santa em outros dias da semana, só como desculpa para aproveitar os menus apetitosos de Portugal.

Antes da lista de restaurantes, conheça pratos tradicionais e saiba o que escolher na hora que entrar em um dos melhores restaurantes portugueses.

Vamos começar por um dos peixes mais tradicionais, o bacalhau, considerado o rei da gastronomia portuguesa. Em todas as regiões de Portugal, restaurantes grandes ou pequenos fazem variações de receitas com o peixe. O destaque é o prato Bacalhau com Grão. A receita leva cebola, alho, tomates, grão de bico cozido, ovo cozido, azeite, sal, pimenta preta moída e salsa fresca.

Ffamoso Bacalhau com Grão de Bico

Outro prato que todos devem provar em Portugal é o Choco Frito de Setúbal. A região de Setúbal aparece no nome do prato pelo fato de ser a região onde nasceu a especialidade gastronômica. É o lugar mais que indicado para provar a iguaria. O Choco são moluscos servidos empanados e fritos, acompanhados de salada ou simplesmente como porções.

Choco é um molusco muito comum na gastronomia portuguesa

 

A Sardinha Assada também é um prato bastante regional de Portugal e que faz muito sucesso durante as festas dos Santos Populares, comemoração típica que acontece no mês de junho. Em Lisboa a receita da sardinha é consumida com pão.

Simples e original, a sardinha assada é apreciada em todo o País

Agora vamos para a lista dos principais restaurantes Portugueses para provar as melhores receitas com peixes em diferentes regiões de Portugal. Confira:

5 oceanos – O restaurante 5 Oceanos serve pratos requintados feitos com diferentes opções de peixes e mariscos.  A localização complementa a refeição, pois oferece vista para o rio Tejo e Cristo Rei.

Endereço: Doca de Santo Amaro, Armazém 12 – Lisboa

Horário de Funcionamento: Segunda a domingo, das 12h a 1h /

Contato para reservas: +351 213950073

 

A Severa – Há mais de 70 anos, o restaurante A Severa oferece tradicionais pratos de Lisboa em uma das regiões mais antigas, no Bairro Alto. No local é possível curtir a boa música portuguesa, uns dos motivos que concedeu o reconhecimento de Patrimônio Mundial da Unesco.

Endereço: Rua das Gáveas, 51/- Lisboa

Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 20h às 2h

Contato para reservas: +351 213464006

 

Adega Machado – Musica tradicional, comida e ambiente acolhedor fazem os turistas se sentirem ainda mais em terras portuguesas quando visitam a Adega Machado. São três pisos: restaurante, adega e sala privada para degustação de vinhos. Vale a pena saborear as receitas do local.

Endereço: Rua do Norte, 91 – Bairro Alto – Lisboa

Horário de funcionamento: 19h30 às 2h

Contato para reservas: +351 213478320

 

Azenhas do Mar – Este restaurante passa a sensação de estar em alto mar por estar suspenso sobre as águas de Azenhas Mar. No local são servidos peixes e mariscos frescos, além de diferentes opções, como arroz de polvo e risoto de aspargos verde.

Endereço: Azenhas-do-Mar, Colares, Portugal

Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 12h30 às 23h

Contato para reservas: +351 21 928 0739

 

Casa Santiago – Para apreciar o melhor Choco Frito de Setúbal, reserve uma refeição na Casa Santiago. O restaurante oferece tradição de mais de 40 anos de história, preparando receitas tradicionais portuguesas.

Endereço: Av. Luísa Todi 92, Setúbal, Portugal

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 12h às 22h

Contato para reservas:  +351 265 221 688

 

Zé da Mouraria I e II – No restaurante Zé da Mouraria é possível apreciar o bom Bacalhau com Grão, que deve ser compartilhado em grupo. São dois endereços, um serve apenas almoço, no outro só jantar.

Almoço

Endereço: Rua João do Outeiro, 24 (Mouraria).

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 12h às 16h

Contato para reservas: +351 21 886 5436.

Jantar

Endereço: Rua Gomes Freire, 60 (Campo Mártires da Pátria)

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 18h às 23h30

Contato para reservas: +351 21 608 4695

 

Restaurante Tereza – Um excelente ponto para provar a típica sardinha assada é o Restaurante Tereza. Preço justo e bom atendimento são as principais características do local, que serve diferentes opções de pratos além da conceituada sardinha assada, como robalo assado, lulas grelhadas, caldeirada de peixe, entre outros.

Endereço: Rua heróis de França, 107, Matosinhos, Portugal

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 15h e das 19h30 às 22h30

Contato para reservas: +351 222 423 294 / +351 918 512 334

 

Quando será a sua próxima Viagem para Portugal? Durante sua experiência gastronômica, adicione o Seguro Viagem, indispensável para qualquer viagem de sucesso.

Aproveite descontos especiais no Seguro Viagem Europa. Utilize o cupom promocional VAEUROPA e ganhe 30% de desconto para viagens com três ou mais pessoas. Clique aqui!

Vai sozinho? Pegue seu desconto de 20% OFF, basta utilizar o cupom PARAONDEFOR. Clique aqui!

 

Fontes: Time Out / Visit Lisboa / Trip Advisor

Posts relacionados

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS