Do Brasil a Alemanha, existem diferentes receitas que agradam muitos paladares. Confira onde estão algumas das principais cervejarias do mundo e trace o seu roteiro

A cerveja é uma bebida alcoólica produzida a milhares de anos. Algumas fontes datam a chegada da cerveja no mundo no ano 4.000 a. C., na Suméria, atual Iraque. Até os dias de hoje a bebida já sofreu variações e misturas que agradam diferentes perfis de público.

Enquanto uns aproveitam a bebida para se reunir com os amigos, outros chegam até a produzi-la em casa, são as chamadas cervejas artesanais. Para conhecer um pouco mais sobre as cervejas ao redor do mundo, confira destinos recomendados para um rico roteiro cervejeiro.

ALEMANHA

Segundo a Lei de Pureza Alemâ, do século XV, os únicos ingredientes de uma cerveja deveriam ser cevada, lúpulo e água. Na verdade o problema era conter o uso do trigo, escasso naquela época. Atualmente, com o trigo já reestabelecido no Alemanha e no mundo, as cervejas tem ganhado além do trigo uma série de misturas. Confira alguns lugares para provar as tradicionais cervejas alemãs:

Baviera/Munique – Em Munique as mais tradicionais são Weissbier, também conhecida como Hefeweizen; e a tradicional do Oktoberfest, a Marzen, com uma tonalidade dourada e sabor de malte.

Para conhecer de perto a produção e degustar diferentes produções da bebida, algumas cervejarias de Baviera e arredores abrem as portas e oferecem visitas guiadas aos turistas, são elas:

Erdinger – Produz as tradicionais cervejas de trigo

Endereço: Lange Zeile 1 und 3, Erding (linha de trem S2 sentido Erding)

Wehenstephaner – É a cervejaria mais antiga do mundo, nasceu no ano de 1040.

Endereço: Alte Akademie 2, Freising (linha de trem S1 sentido Freising)

E-mail para reserva e informações: info@weihenstephaner.de

Weltenburger Kloster – É a segunda cervejaria mais antiga, nascida em  1050.

Endereço: Asamstraße 32, 93309 Kelheim, Deutschland

Schneider Weisse – Fundada em 1872, oferece cervejas não pasteurizadas, fermentação em tanques abertos e ainda com 2ª fermentação na garrafa.

Endereço: Emil-Ott-Str. 1-5, 93309 Kelheim

Kneitinger – Esta cervejaria está na cidade medieval Regensburg.

Endereço: Kreuzgasse 7, 93047 Regensburg, Alemanha

Schlenkerla – A cervejaria está na região de Bamberg, onde oferece um estilo de cerveja com base de malte defumado produzidos em sua própria malteria.

Endereço: Dominicana Straße 6 – 96049 Bamberg – Alemanha

Colônia e Düsseldorf – Outro destino para apreciar as diferentes cervejas da Alemanha é Colônia. Nos pés da famosa catedral gótica Kolner Dom está a cervejaria Fruh am Dom. O estilo da cerveja em Colônia é Kolsch, com característica leve e sabor delicado.

Já em Düsseldorf a cerveja é Altbier, acobreada, de aroma e sabor variados de ingredientes como frutas secas, malte torrado, caramelo e amargo no final. Alguns dos lugares para apreciar a bebida são: Füchschen, Zum Schlüssel e Uerig.

BÉLGICA

Bruxelas – Em meio aos pontos turísticos grandiosos de Bruxelas, como a praça Grand Place, é possível conhecer um pouco da história da cerveja na Maison des Bresseurs. Em seu subsolo há instrumentos de uma cervejaria do século 18.

O estilo de cerveja único na região é o Lambic, com forte acidez. Para apreciar este tipo de cerveja vá ao In de Verzekeing Tegen de Grote Dorst, cervejaria com mais de 100 rótulos no cardápio.

Leuven – A 30 km da capital Bruxelas, em Leuven está a sede da multinacional AB-Inbev. Lá é possível conhecer a fábrica da Stella Artois, Hoegaarden e Jupiler, que possibilitam fazer visitas agendadas.

Para conhecer as cervejarias Stella Artois, Hoegaarden e Jupiler você deve fazer uma reserva com pelo menos três semanas de antecedência. Um diferencial entre elas é que na Stella Artois existem mais opções de tour, podendo inclusive participar de um curso para aprender as técnicas de produção com profissionais. Confira a disponibilidade das visitas no site breweryvisits.com.

HOLANDA

Amsterdã – A cidade contempla várias opções de bares para degustar as mais variadas cervejas, algumas exclusivas do destino, como é o caso de algumas cervejas disponíveis no Brouwerij’t IJ.

Aproveite todos os pontos turísticos do destino e conheça a Heineken Experience. O local é sede da primeira cervejaria da Heineken em Amsterdã e foi transformada em uma experiência única de história e produção da cerveja.

Na excursão Vip, os visitantes são levados até um bar exclusivo para provar cinco cervejas premium da marca, acompanhada de uma seleção de queijos holandeses. Os ingressos partem de 16 euros sem degustação e 49 euros com degustação. Veja detalhes e reserve seu tour no site: tickets.heinekenexperience.com/

Destinos que não podem faltar no roteiro cervejeiro – A Irlanda e a Inglaterra são dois destinos mias que indicados para quem aprecia bons pubs e cervejas. Os destinos são conhecidos por produzir as melhores cervejas do mundo. Confira abaixo as opções turísticas da bebida:

INGLATERRA

Londres – Em Londres é possível conhecer a fábrica de cerveja Fuller’s, única fábrica da marca, localizada bem próximo ao centro da cidade. No local são produzidas as cervejas London Pride, Frontier e ESB. No início do trajeto você pode escolher três tipos de malte para experimentar. Os guias contam a história da cervejaria, apresentam um pequeno museu com objetos utilizados na produção da bebida, onde é possível ver antigas embalagens. Já no final do passeio, depois de ver toda a produção das cervejas vem a recompensa ainda maior: provar um gole de todas as opções e repetir de uma até três das opções que você mais gostou. Confira como fazer esse tour no site: www.fullers.co.uk

IRLANDA

Dublin – A Guiness Draught é a cerveja mais consumida na Irlanda, tem sabor amargo e doce, com notas de chocolate e café. É produzida por uma das marcas mais conhecidas no mundo, a Guiness, existente desde o século 18. Para conhecer a história e produção das cervejas da marca, a empresa abre as portas ao público no coração da St. James’s Gate Brewery, com a Guinness Storehouse. Todos os tours para adultos contemplam uma caneca de Guiness cortesia.

No espaço há opções de bar privado para degustação das diferentes opções de chop, com guias especializados que oferecem opções personalizadas para cada gosto. Também está a disposição do público um loja com variedade de recordações da marca, como camisetas, canecas entre outros produtos exclusivos. Saiba mais em: www.guinness-storehouse.com

BRASIL

Para fechar esse tour cervejeiro indicamos as cervejarias brasileiras inspiradas nas criações alemãs e britânicas. É em Blumenal que estão as cervejarias Esenbahn, Bierland (inspiradas nas tradições alemãs) e Container (inspirada nos estilos britânicos).

A 30km de Blumenal está um das cidades mais alemãs existentes no Brasil, a Pomerode, com a cervejaria Schornstein, que leva a tradição germânica para a produção de suas cervejas, com a utilização apenas dos ingredientes originários: malte, lúpulo, fermento e água.

Aonde quer que você vá provar as mais diferentes cervejas ao redor do mundo, não esqueça: beba com moderação e se beber não dirija 😉

Aproveite suas experiências em Segurança. Suas viagens à Europa exigem um Seguro Viagem de qualidade e com cobertura mínima de 30 mil euros. Aproveite os descontos especiais para leitores do Para Onde For, clique aqui e contrate o seu Seguro Viagem.

Já visitou alguma cervejaria e gostaria de fazer uma indicação? Deixe sua sugestão nos comentários.

 

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS