A frase que inspira é da microempresária Fábia Monique, uma mulher comum, que trabalha, cuida da saúde, do cachorro e já viajou para 15 países, sendo que 10  ela foi sozinha

Sozinha, sem falar qualquer idioma além do português, a microempresária Fábia Monique já conheceu 10 países. Na lista estão destinos como França, Portugal, República Dominicana, Suíça, Argentina, Uruguai entre outros, incluindo destinos brasileiros, como Belém, sua última viagem, em fevereiro desse ano.

O ponta pé inicial foi em maio de 2013, quando completou 40 anos. O destino escolhido foi Punta Cana, na República Dominicana, onde passou sete dias. A partir de então, começou a passar todos os aniversários em um lugar do mundo que ainda não conhecia.

Fábia em uma das praias de Punta Cana

“Decidi mudar muitas coisas em minha vida. Uma delas foi depender o mínimo possível de alguém pra fazer as coisas que eu tinha vontade, como por exemplo, viajar, que é uma das minhas paixões. Até porque, cada um está num momento de vida, situação financeira, familiar e aí fica difícil conciliar. Muitas vezes deixamos de fazer algo por nós e colocamos a culpa na falta de uma companhia. Como eu já estava me acostumando a fazer tudo sozinha, pois tinha me separado, resolvi incluir mais viagens no meu tempo”, revela Fábia.

Atualmente, a paulistana faz duas viagens internacionais, por ano. Ela confessa que a lista de destinos que deseja conhecer é grande, entre eles Egito, Tailândia, Espanha, Itália, Austrália, Russia, Noruega, Africa, México. Apesar de tantos destinos, não segue nenhuma regra para a escolha, apenas viaja para onde a vontade mandar no momento.

Todo o planejamento Fábia faz por conta própria, para ficar mais livre no destino. “Geralmente faço meus planejamentos de seis a sete meses antes da viagem. Mas também já aconteceu de eu decidir viajar no mês seguinte, para uma temporada mais curta. Assim que eu compro as passagens começo a fazer roteiro de passeios”, explica.

O melhor destino que ela conheceu, até agora, foi Nova Yorque.  “Amo aquela cidade, tinha um sonho de passar o Natal em NY, fui só e foi incrível, não esqueço cada segundo daquela viagem, foi maravilhoso”, afirma.

Mas a coragem não é só para viajar. Ao mesmo tempo em que cuida de casa, do filho de quatro patas – o Shake -, ela também é proprietária de um espaço de vida saudável, que administra sozinha.  Como hobbies, ela corre e pedala; e atualmente treina para uma maratona que pretende participar em abril, na cidade de São Paulo.

“Acordo às 5h, começo a treinar às 6h e vou até as 9h, de lá sigo para o trabalho. Durmo entre 21h e 22h.  Assim tem sido meus dias nos últimos meses, disciplinada por causa da maratona. Minha rotina tem sido de treino, alimentação regrada, descanso e trabalho, claro. Afinal, alguém tem que pagar as contas, né?”, brinca a microempresária.

Mas não foi sempre assim, Fábia confessa que até os 40 anos era sedentária, porém sempre teve admiração por grupos de ciclistas que pedalavam na rua. Como parte das mudanças em sua rotina logo que fez 40 anos, ela também estava a procura de um grupo para começar a pedalar. Foi então que uma amiga a apresentou para um colega, integrante de um desses grupos.

“Como eu era sedentária, comecei ter problema no joelho ao pedalar e então resolvi entrar numa assessoria de corrida. Depois disso, não parei mais. Concilio a corrida, a bike e as viagens muito bem. Já fiz viagens nacionais e internacionais pra pedalar e correr”, conta Fábia, que deseja voltar à Nova Iorque em breve para participar de uma maratona.

Fabia em frente ao Reichstag, a casa do Parlamento Alemão, em Berlim

De bike, na França – De bicicleta, Fábia já fez um roteiro incrível pela França. “Fiz uma cicloviagem na região dos Alpes franceses, pedalei por 5 dias, um total de 300 km e conheci cidades lindas por lá”, orgulha-se.

Para quem tem vontade de fazer roteiros de bicicleta no exterior, Fábia indica alugar a bike no destino, como fez na França.

 Depois de conhecer 15 países diferentes, vamos para as dicas de viagem da Fábia:

Qual melhor Ponto turístico que já visitou?

“Não tem como definir o melhor, cada destino é único. Para mim, muitos deles foram emocionantes”, comenta e destaca alguns como lugares que todas as pessoas deveriam ter a oportunidade de conhecer um dia:

– Palácio de Versalhes, França;

– Rockefeller Center, New York;

– Torre Eiffel, França;

– Central Park, New York;

– Times Square, New York;

– Memorial 11 de setembro, New York;

– Portão de Brandemburgo, Alemanha;

– Castelo de Praga, República Checa;

– Alpes na França, França;

– Cidade Fátima, Portugal;

– Big Ben, Inglaterra;

– Palácio de Buckingham, Inglaterra;

Qual a melhor comida que já provou, onde?

“Amo comer, não sou enjoada e uma das coisas que mais adoro fazer é provar comidas típicas dos lugares. Tudo que já comi nessas viagens guardo fortemente na memória,  desde os salsichões, na Alemanha; os muffins de cannabis, em Amsterdã; os hambúrgueres e wafles americanos, os vinhos e doce de leite, do Uruguai e muitos outros. Acabei de voltar de Belém, fui conhecer um pouco do norte do Brasil, adorei comer o PF típico deles, num lugar muito simples e com comida muito boa”, indica Fábia, que destaca o mercado Ver-o-Peso como uma opção de local para provar o prato.

Qual o melhor hotel que já se hospedou?

“Sempre que viajo meu foco nunca é a hospedagem, prefiro ficar mais dias num lugar simples do que gastar com hospedagem, já que não passo o dia no hotel. Claro que se eu tivesse mais condições financeiras, preferiria não ter que optar, mas dinheiro nem sempre é desculpa pra não viajar”, mesmo assim ela destaca o Resort Margaritaville Hollywood Beach, em Miami.

Qual o melhor passeio que já fez?

“Quando fiz a cicloviagem, na região dos Alpes franceses, no último dia passei em Annecy uma cidade linda, no Norte da França. Lá, tive a oportunidade de saltar de paraglider, isso não estava planejado na viagem, e foi uma das coisas mais incríveis, indescritível”, conta.

O que é um destino perfeito para você?

“O que você sonha conhecer”, sugere Fábia.

Independente o gênero, Fábia deixa sua frase final “Que todos tenham coragem de correr atrás dos seus sonhos”. O próximo destino para comemorar seu aniversário de 45 anos será o Chile, entre Santiago e Deserto de Atacama, em maio deste ano.

Ps.:E para quem ficou pensando onde fica o cachorrinho Shake, enquanto Fábia viaja, ela deixa aos cuidados do ex-marido. Isso quando ela não leva ele junto, neh 😉

Fábia e seu filho de quatro patas, o Shake, em Florianópolis

Viajar é bom mesmo, não importa se é com a família, pets, amigos ou sozinho, o importante é fazer aquilo que nos faz bem. Mas lembre-se de incluir o Seguro Viagem Allianz em todas as suas viagens, sejam elas nacionais ou internacionais.

Seguro Viagem Allianz – Aproveite e utilize o cupom promocional exclusivo para leitores do Blog Para Onde For, utilize o cupom PARAONDEFOR no momento da cotação e ganhe na hora 30% de desconto.

 Seguro Viagem Allianz com 30%OFF

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS