Programe-se para conhecer um mosteiro

O encontro espiritual de uma viagem para destinos místicos e religiosos pode trazer benefícios para o corpo e a mente. Por isso, conhecer a vida e a cultura praticada dentro de um mosteiro é uma boa opção para casais ou pessoas que viajam sozinhas e desejam meditar e fugir da rotina diária.

Segundo pesquisas do mundo inteiro, o encontro espiritual e a meditação ajudam a diminuir o nível de estresse, melhoram o comportamento em situações difíceis e atividades multitarefas, contribui na função imunológica, nos sintomas relacionados a depressão, na qualidade do sono, na memória e até na atenção.

Diante de tantos benefícios, a dica do Para Onde For vai te ajudar na escolha do lugar ideal. Para guiar suas escolhas, pesquisamos alguns dos mais belos e interessantes mosteiros do mundo, em que meditar será apenas um complemento das inúmeras curiosidades e descobertas que você poderá ter durante uma viagem de férias. Confira:

                                                                                        CHINA               

Mosteiro Seda

Em Ganzi, na China, fica a maior escola de monges budistas tibetanos do mundo. São milhares de casinhas reunidas no entorno de belos palácios, proporcionando um cenário incrível.

O Grande problema do local é que o governo pretende reduzir o número de pessoas que escolheram viver ali, para reduzir o tamanho da escola.

Mosteiro de Xuankong Si 

Para quem gosta de aventura, esse mosteiro foi construído em paredes rochosas sendo que alguns dos pilares estão presos apenas às construções e apoiados na rocha. Já imaginou a instabilidades dessas construções?

Localizado na província de Shanxi, a 65 quilómetros a noroeste de Datong, na China, ele foi construído no ano de 491, na montanha sagrada do Taoísmo denominada Heng Shan, uma das mais altas da China.

GRÉCIA

Mosteiro de Meteora 

No noroeste da Tessália estão reunidos mosteiros suspensos de Meteora. A maioria deles estão abertos para visitação das 9h às 17h, fechado apenas um dia na semana. Antes de ir, confirme se ele estará aberto no dia escolhido.

JAPÃO

Shojoshin-in, no Monte Koya 

O templo budista japonês Shojoshin-in é um dos mais antigos do Monte Koya, famosa montanha em Wakayama, ao sul de Osaka, Japão. O local oferece hospedagem, alimentação e meditação, mas sem abrir mão de wifi. Lá você pode relaxar e se manter conectado, diferente da maioria dos templos sagrados.

TAILÂNDIA

Wat Phratat Doi Suthep 

Considerado um dos mais belos e sagrados templos budistas da Tailândia, o Doi Suthep está localizado em Chiang Mai. Esse é um dos templos mais afastados, porém cheio de história e tradições que merecem a visita. 

Já para envolver-se nas tradições do monges de corpo e alma, a dica é reservar alguns dias no Centro Budista Internacional do Prathat Doi Suthep –, que também fica na cidade de Chiang Mai.

O local é bastante adequando para encontrar-se consigo mesmo e deixar a simplicidade e o amor se tornarem primordiais em sua vida. Mas prepare-se, pois é uma imersão totalmente diferente do que estamos acostumados, talvez um dos maiores desafios de desapego e às coisas materiais e de conforto que você terá em sua vida.

BRASIL

Se você pretende fazer uma viagem espiritual e descansar num destino mais próximo, é possível. O Brasil também possui mosteiros que recebem turistas em busca de espiritualidade, tranquilidade, desapego as coisas materiais e bem estar emocional. Confira:

Mosteiro Zen Morro da Vargem, no Espírito Santo

É baseada na cultura japonesa da escola Soto Zen, introduzida no Japão no século XIII pelo Mestre Dogen Zenji (1200-1253), fundador do Mosteiro Eihei-ji, em 1244.

Seus dias no Mosteiro Zen serão rigorosos e disciplinados, se comparado a vida fora dele. Mas todas as práticas do local são destinadas para a leveza do corpo e a liberdade da mente, longe da estagnação.

O Mosteiro Zen Morro da Vargem está localizado no município de Ibiraçu, ao norte da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, na BR 101, Km 217.

Para mais informações sobre visitas e estadias no mosteiro, acesse o site.

Conserve sua paz interior em todos os destinos, faça o Seguro Viagem Allianz. Clique aqui!

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS