Confira os principais pontos turísticos do Jalapão

Um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil foi escolhido como cenário da nova novela das nove da TV Globo, “O outro lado do paraíso”, de Walcyr Carrasco. É a primeira vez que Jalapão, no Tocantins, ganha tamanha visibilidade e entra nas gravações de uma novela.

Imagens dos belos fervedouros, cachoeiras e dunas fazem parte das cenas da novela, além dos campos de capim dourado, símbolo da região do Jalapão. Se você gosta de visuais encantadores e natureza exuberante, o lugar pode ser o seu próximo destino de viagem. Confira algumas dicas e imagens e programe-se!

Quando ir?

A diversão é garantida o ano inteiro, tanto na época de chuva ou de estiagem. A escolha deve partir do turista de acordo com o gosto e a prática esportiva que pretende fazer na região.

O que fazer?

Para quem aprecia aventura, é possível praticar rafting, canoagem, rapel e trilhas a pé e de bicicleta. Entre os pontos turísticos de destaque da região do Jalapão estão:

  • Cachoeira da Velha – Enorme queda d’água em forma de ferradura de aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura.

  • Dunas – As dunas são o cartão postal do Jalapão. As areias finas de aproximadamente 40 metros de altura dão um colorido incrível ao cenário.

  • Povoados do Mumbuca e Prata – Viajar para o Jalapão também nos coloca em contato com a cultura de um povo formado por comunidades de quilombos. Lá são produzidos os famosos produtos artesanais em capim dourado, símbolo da região.

  • Cachoeira do Formiga – É na Cachoeira do formiga onde está uma das nascentes mais incríveis, com um tom verde esmeralda.

  • Fervedouros – Os fervedouros são lagos que formam piscinas naturais de água cristalina. É possível entrar na água e não afundar. 

  • Cânion Sussuapara – São paredões de 12 metros de altura, onde descem águas cristalinas. 

  • Pedra Furada – A escultura natural feita na pedra é um local muito bonito para apreciar o por do sol. Fica a 35 km do centro da cidade de Palmas. 

  • Prainha do Rio Novo O local é próximo a Cachoeira da Velha e atraente pela areia branca e água cristalina, rodeadas pela vegetação. Mas é preciso ter cuidado para entrar no local, pois há correntes fortes de água.

  • Rio Sono – Localizado na região de São Feliz do Tocantins, o Rio Sono é o maior do Estado. É o ponto ideal para a prática de Rafiting.

#DicaParaOndeFor – Ao fazer trilhas, nadar e visitar espaços naturais, conte sempre com um guia turístico experiente do local. Não se arrisque. A Natureza é bela mas exige cuidado, tanto para praticar esportes de aventura quanto simplesmente para relaxar nas águas cristalinas.

Antes de viajar para qualquer destino Nacional, não se esqueça de fazer o Seguro Viagem Allianz, presente no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Faça uma cotação!

Seguro Viagem com desconto para leitores do Blog Para Onde For: Utilize o código promocional PARAONDEFOR e ganhe 20% de desconto. PARAONDEFOR

 

Fonte: http://turismo.to.gov.br

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS