Selecionamos um roteiro compacto pela Escandinávia para você conhecer os principais pontos turísticos da península do Norte europeu, contemplando a Dinamarca, Noruega e Suécia

Fazer um roteiro pela Escandinávia pode ser uma experiência interessante e única, afinal conhecer a Dinamarca, Noruega e a Suécia é a oportunidade de viver diferentes possibilidades de passeios durante uma viagem, incluindo contato com paisagens naturais encantadoras, castelos, além do grande enriquecimento cultural e histórico dos destinos.

Início na Dinamarca – Nossa indicação de roteiro pela Escandinávia começa pela charmosa Copenhague. Programe pelo menos dois dias inteiros na cidade e visite os seguintes pontos:

Fonte de Gefion  – é uma obra do escultor dinamarquês Anders Bundgaard de 1908, localizado no final da cidade de Amaliegade.

Residência Real de Amalienborg – É um Palácio, usado como residência oficial de inverno da família real dinamarquesa na cidade de Copenhague

Canais idílicos de Nyhavn – O canal é atrai turistas de todo o mundo para realizar passeios de barco, de estilo neerlandês situado junto a Praça do Rei, no Centro de Copenhage.

Colorful houses at the canals of Nyhavn in Copenhagen, Denmark

Pequena Sereia – A estátua considerada símbolo da cidade, representa o personagem de um dos contos infantis de Hans Christian Andersen, foi esculpida por Edvard Eriksen. Está localizada próximo às águas do porto da cidade em 1913.

Jardins de Tivoli – Esse lugar não pode ficar de fora da sal viagem para Dinamarca. O parque reúne música, teatro, atrações com brinquedos em um espaço maravilhoso. Tem programações culturais para o ano inteiro, confira no site oficial: http://www.tivoli.dk

Rumo à Noruega – Para seguir viagem de Copenhague para Oslo, na Noruega, é possível fazer um cruzeiro e ter uma experiência apaixonante. No cruzeiro Scandinavian Seaways a viagem dura em média 16 horas, mas o navio é bem equipado e oferece espaços de lazer, incluindo bares, música ao vivo, lojas para compras e até cassino.

Depois de se encantar com a vista panorâmica do Fiorde de Oslo, feita do próprio navio, reserve quatro dias na Noruega e confira os principais pontos de Oslo:

Parque de Frogner (Parque Vigeland), é o parque onde estão reunidas as esculturas do famoso artista Gustav Vigeland. O local também conta com gramados, fontes e lagoas

Palácio Real de Oslo, é a residência oficial da família real Norueguesa. O imponente prédio fica no final da movimentada rua Karl Johans Gate.

A Prefeitura de Oslo tem um belíssimo prédio onde é indicado para tirar fotos. O local foi palco para o recebimento do Prêmio Nobel da Paz.

Conheça a região dos fiordes, passando por Honefoss e aproveite as famosas estações de esqui Gol e Geilo que estão no caminho. Faça também uma caminhada pelo Fiorde de Hardanger, o maior fiorde da Noruega e o terceiro maior do mundo, com 179 km de comprimento. Situa-se na região de Hordaland e oferece paisagens incríveis. As cataratas Voringsfoss são encantadoras, faça uma parada na cascata de Steindalsfossen, lugar imperdível de contato com a natureza.

Fiorde de Hardanger, o maior fiorde da Noruega

Reserve um dia para passear em Bergen, também chamada de Berga, segunda maior cidade da Noruega. As lindas casas da região são contornadas por montanhas e oferecem vista para o mar. Conheça o Mercado de Peixes, Bryggen, a Igreja Maria, entre outros pontos turísticos, como museus, galerias de arte, eventos culturais e atrações gastronômicas.

Ainda na Noruega, siga de Berga para Balestrand, uma comunidade pequena com pouco mais de 1.400 habitantes. O caminho é belo e inclui passagem em Voss, um lugar perfeito para os amantes da natureza, com paisagens dos sonhos. Contemple em sua viagem um o caminho por Hordaland, siga para Sogn og Fjordane, região onde se encontra o fiorde mais largo e profundo da Noruega, denominado Sognefjord, que significa Fiorde dos Sonhos.

O caminho pode ser feito de barcos que passam pelo Fiorde dos Sonhos de Gudvangen até Kaupanger, onde estão águas verdes cristalinas e impressionantes falésias e cachoeiras.

Caminho do Fiorde dos Sonhos

Faça uma parada no Glaciar de Boya, parte do majestoso Glaciar de Jostedal. Chegando em Balestrand, conheça o famoso hotel Kvikne’s, histórico e romântico onde é possível degustar um excelente jantar Norueguês.

No dia seguinte, de Balestrande até Hamar há experiências ricas em aldeias e cachoeiras pelo caminho. Pegue o ferry-boat e, do outro lado, conheça a igreja de Madeira, Borgund Stavkirke, imponente arte Norueguesa em madeira.

Tradicional igreja cristã chamada Kyrka

Seu passeio deve incluir as montanhas de Filefjell, passando pela costa do maior largo da Noruega, o Mjosa, onde está localizada a cidade de Hamar.

Montanhas de Filefjell

Suécia – Depois de passar pelo menos quatro dias desbravando a bela Noruega, siga em direção a Suécia, indicamos uma exploração na cidade de Estocolmo. O caminho até lá pode ser bem aproveitado com passeio pela cidade de Karlstad, localizada entre o legendário lago Vänern e a desembocadura do rio Klarälven.

Cidade Velha de Estocolmo

A região dos lagos te levará a Estocolmo. Lá é possível aproveitar em um passeio de um dia, cheio de conhecimento histórico e cultural. As sugestões são visitas guiadas a parte antiga da cidade Gamla Stan, para conhecer as pequenas praças e ruelas e edifícios coloridos. Os principais pontos turísticos de Estocolmo são:

Palácio Real – É a residência oficial e o maior de todos os palácios reais do Monarca da Suécia. O Palácio de Estocolmo está localizado na ilha de Stadsholmen, em Gamla Stan, na capital.

Catedral de São Nicolau de Estocolmo – Localizada no bairro antigo da cidade, é também a mais antiga igreja de Estocolmo.

– Parlamento – A Riksdagshuset é um edifício em Estocolmo, situado na ilha de Helgeandsholmen, onde está instalado Parlamento da Suécia. Foi erigida em 1807-1905, em estilo neo-barroco clássico, concebido pelo arquiteto Aron Johansson

Conheça também a Casa da Nobreza, lindo prédio onde fica o órgão oficial que trabalha em favor dos interesses da nobreza.

Gostou dessas dicas? Já teve a oportunidade de fazer um roteiro pela Escandinávia? Conta pra gente qual foi o seu roteiro, inclua suas dicas nos comentários abaixo 😉

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS