Já pensou em curtir uma festa junina no exterior? Confira os festejos de outros países e programe-se para visitá-los

Você sabia que existe festa junina em outros países? Não é mentira não! A maioria dos costumes e comemorações são bem semelhantes às brasileiras, afinal os camponeses europeus foram os responsáveis pela tradição de dançar ao redor da fogueira com bandeirinhas, música e comidas, costume que se espalhou em diversos destinos até chegar ao Brasil.

Confira os lugares que capricham nos festejos em memória aos santos católicos e programe-se para dançar a quadrilha em outros países, além do Brasil.

Portugal

Em Portugal, as tradições das festas juninas giram em torno de São João, considerado o santo protetor dos casados e dos doentes.

São vários os locais onde a festa acontece, as mais tradicionais são das cidades de Porto e Braga, com início na noite do dia 23 até dia 24 de junho, feriado nas cidades.

As festas contam com marchas e missa. Entre os costumes da região, estão apresentações da dança típica de grupos de fado, além de comidas, como tascas, que são  bolinhos, croquetes e outros pratos típicos servidos em pequena quantidade e o vinho da região. Delícia, neh!

Porto Rico

O arquipélago de Porto Rico, na América do Norte, homenageia a sua capital com o nome do Santo que motiva as festas Juninas: San Juan ou São João, em português.

Com fortes influências Europeias, o destino entra em festa durante todo o mês de junho. As tradições contam com atrações culturais e muita alegria. Ao invés de barraquinhas, algumas casas da capital se transformam em bares e restaurantes, com direito a muita música, dança e comida.

Uma curiosidade do local é o costume de se jogar no mar para trazer sorte, como fazia o próprio São João em seus batismos no rio Jordão. Pode esperar praias lotadas nessa época. Mas é preciso ter cuidado para não se afogar, hein!

Peru

O Peru também está na lista dos países que entram em festa durante o mês de junho. As comemorações aos santos acontecem em seus respectivos dias e em diferentes cidades.

Em Tacna, extremo Sul do Peru, o dia de São João (24/06) é comemorado com fogueira. O motivo é para trazer calor a noite fria, devido ao Solstício de Inverno, um dos motivos que deu origem as festas juninas na Europa, há muitos e muitos anos.

A Amazônia Peruana tem São João como seu padroeiro, por isso a data torna-se a principal festa da região. Assim como nos demais países, lá existe muita agitação, com música, dança e feiras, além de missa e alguns costumes particulares. Um desses costumes começa no dia 23, com banhos de rio para se purificar e garantir saúde por mais um ano.

A fogueira também está presente, o povo acredita que ela promove a imaginação e abre um mundo de fantasias. Além disso eles usam as cinzas da fogueira para curar doenças. Outra crendice é colher ervas medicinais no dia 24/06, a partir da meia noite. Essas ervas devem ser enduradas na janela para alcançar as bênçãos de São João.

Para encerrar as celebrações há uma missa e em seguida uma dança típica, parecida com a nossa quadrilha, ao redor de uma palmeira cheia de presentes.

Nos dias de São Pedro e São Paulo (29/06) é feriado nacional e também há festividades em todo o país. O motivo da data especial é por marcar a ligação do país com a nação católica, tornando-se Santa Sede. Em Lima, a data é comemorada com procissão.

Canadá

Em Quebec, província canadense de língua francesa, o dia de São João (24/06) é feriado. Em 2018, segundo o calendário de feriados da cidades, os dias 24 e 25 de junho serão de folga. As comemorações, influenciadas pelos costumes Europeus, contam com fogueira, acompanhada de shows, desfiles e fogos de artifício.

Então, sentiu falta do milho cozido, pipoca, paçoca e vinho quente tradicional das festas juninas brasileiras? Conta pra gente aonde você vai pular a fogueira esse ano? Deixe suas dicas nos comentários 😉

Fontes: turismo.org/puerto-rico/, Gazeta do Povo, cupofthings.com / www.canada.ca

Avatar

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS

[contact-form-7 id="50" title="Newsletter"]