Vai tirar férias? Passeie sem pegar chuva

As férias são os dias mais esperados do ano. Viajar, conhecer destinos diferentes, descansar e passear a qualquer hora, sem pressa, fazem parte do planejamento dos dias de folga da maioria das pessoas. A única coisa que pode estragar o divertimento é a chuva.

Em qualquer lugar do mundo, a chuva sempre limita e dificulta os passeios, afinal passear no shopping e ir ao cinema para fugir do tempo ruim não é a melhor alternativa para as férias, principalmente quando você está em um país diferente cheio de curiosidades a céu aberto. Se o destino for de praia então, não há nada mais frustrante do que ficar trancado no hotel.  Mas com um bom planejamento você pode se prevenir.

Para te ajudar a viajar sem se molhar, o Para Onde For procurou os melhores destinos e a época adequada para você viajar sem se preocupar com a chuva. Confira mês a mês os lugares adequados para aproveitar as férias.

Melhores destinos para as férias:

JANEIRO

Calor na Colômbia

A colorida Cartagena, na Colômbia

Alguns destinos da Colômbia fazem bastante calor e chove pouco o ano inteiro. Em janeiro vale a pena conhecer Cartagena, San Andrés, Islas del Rosário e Parque Tayrona. Se você tiver mais tempo de férias a dica é programar uma viagem multidestinos. Entre os mais famosos pela sua cultura e variedade de pontos turísticos está Cartagena e San Andrés, a ilha ideal para praticar mergulho, ideal para combinar em uma única viagem.

Frio nos Estados Unidos – Frio mesmo e com muita neve. Se é isso que você busca, apesar de fugir das chuvas, o destino certo é Vail, nos Estaduos Unidos. O local conta com 234 km de pistas de esqui. Além de curtir a neve, a cidade conta com uma estrutura atraente, gastronomia agradável e diversas lojas. Em sua viagem à Vail, conheça também as atrações do parque Adventure Ridge.

FEVEREIRO

Calor no Brasil

Pernambuco é o destino ideal para quem busca curtir numa mesma viagem praias atraentes, cultura interessante e gastronomia bem temperada. O Nordeste praticamente inteiro oferece tempo firme em todas as estações. Porto de Galinhas é uma das praias mais famosas do destino.

Se você for se hospedar na capital, em Recife, poderá curtir dias mais culturais, com visitas ao Museu Cais do Sertão e ao Instituto Ricardo Brennand, experimentar a culinária e zapear as lojinhas da Galeria Joana D’Arc e colocar o pé na areai na praia de Porto de Galinhas. Programe-se também para visitar a praia Carneiros, considerada uma das mais belas praias de todo o Nordeste brasileiro.

Frio na Itália – Fevereiro faz frio na Europa e a Itália, junto com suas belas cidades, destinos queridinhos do velho continente, já estão mais vazias em fevereiro. Quem viaja pela primeira vez para a Itália, vale a pena conhecer Veneza e Roma. Pontos históricos recheado de cultura vão acrescentar e muito o seu conhecimento. Sem contar com a tradicional culinária, que, sem dúvida, no friozinho cai ainda melhor com suas massas e vinhos inigualáveis.

Os vilarejos também podem fazer parte do seu roteiro, citamos dois belos vilarejos para você se programar para conhecê-los no inverno, um deles é um famoso resort Dolomitas, local em que abriga o antigo estádio olímpico de inverno, que sediou as olimpíadas de 1956. O local conta com pista de gelo e esqui. Também dispõe do Parque Nacional Dolomiti Bellunesi, com opções de trilhas e mirantes.

MARÇO

Tempo ameno na América do Sul
Chile e Argentina brindam a chegada da colheita da uva, conhecida como vindima. Os roteiros dos vinhos tornam-se gradáveis e belos com vinhedos carregados de uvas.

Na Argentina, Mendoza pode ser uma ótima opção de passeio de férias em março. O tempo firme faz com que as fazendas fiquem ainda mais atraentes e coloridas. São muitas vinícolas, chamadas de bodegas em castelhano, que oferecem programação acolhedora para os visitantes, com passeios nas fazendas e degustação de vinhos.

Calor no Caribe do Panamá

Você já pensou em visitar o Panamá. Lá também tem Caribe e é um arquipélago pra lá de atraente, o nome do destino é Bocas del Toro, divisa com a Costa Rica. O Clima do destino é bem simples e de natureza exuberante. O local que atrai os surfistas, tem mar cristalino e areia branca. Escolha algumas das ilhas mais encantadoras para passar um dia e descansar no meio do nada, a sugestão do Para Onde For é visitar Cayo Zapatilhas. A paisagem deserta dessas ilhas certamente vai repor suas energias.

ABRIL

Primavera no hemisfério Norte

Campos floridos da Holanda, em Amsterdã

Holanda (Amisterdã) – A primavera na Holanda começa em abril e é enfeitada de tulipas. O Jardim das Tulipas, próximo a Amsterdã, fica agitado com exposições de flores.

Conhecido como o jardim da Europa, os campos do Parque Keukenhof ficam ainda mais belos na primavera, única época em que o espaço é aberto ao público.

O ponto alto da programação é a Parada das Flores, um lindo desfile com carros alegóricos decorados que percorrem desde a cidade de Noordwijk até Haarlem.

As tradicionais tulipas, orquídeas, gérberas, entre outras flores se espalham no espaço de 32 hectares. Ao todo são mais de sete milhões de flores.

Além do Parque, Holanda fica toda enfeitada de flores nessa época. Aproveite para se deslumbrar com as tulipas na vila dos moinhos de vento. É possível fazer passeios de barco, avião ou bicicleta em meio as flores que enfeitam o destino. Programe-se!

Vancouver (Canadá) – Também é primavera em Vancouver, época ideal para aproveitar o Festival das Cerejeiras, com várias atrações gratuitas, além do cenário maravilhoso em tons de rosa.

Outono no hemisfério Sul

Lima (Peru) – No mês de abril é outono em Lima e uma das épocas mais indicadas para conhecer o destino. Os termômetros atingem temperaturas entre 17ºC e 27ºC.

MAIO

Rússia – Em maio é verão na Rússia e o termômetro marca em média 23oC. Se você busca realizar passeios a céu aberto é uma das melhores épocas para conhecer o destino. Os dias são mais longos e as paisagens ficam incríveis. Há uma infinidade de lugares para conhecer em Moscou, a principal cidade do País.

JUNHO

Islândia – O local é perfeito para aproveitar o verão europeu. Nessa época ocorre o fenômeno do sol da meia noite, em que o sol brilha 24 horas.

África do Sul – Programe-se para visitar Kruger Park ou o Madikwe. Em junho é época de seca e o momento certo para encontrar mais animais passeando de um lado para o outro do safari.

Girafas no safari africano

Estados Unidos – O clima mais ameno da primavera é ideal para se divertir nos parques de Orlando e pegar um sol nas praias da Flórida.

JULHO E AGOSTO

Destinos de SOL

Florença, Itália – Época ideal para visitar a cidade que é um museu a céu aberto. Caminhe à noite pelas ruas do centro histórico.

Cancún, México – Aproveite o sol nas praias paradisíacas do Caribe. Visite o parque Xcaret e o Museu Subaquático.

Aarhus, Dinamarca – É a cidade mais feliz da Dinamarca. Reúne museus e festivais de arte, com destaque para o museo ARoS, com uma das maiores coleções de arte da Dinamarca. Aproveite o verão europeu para se esbaldar nas paisagens desse destino.

Destino de NEVE

Bariloche, Argentina – Curta a variedade de atrações disponíveis para todas as idades, dentro e fora das pistas de esqui. É uma ótima oportunidade para curtir O Cerro Catedral, fazer compras e se deliciar nas famosas lojas de chocolate e restaurantes locais.

São Joaquim (SC), Brasil – Com neve ocasional, o destino oferece passeios em montanhas e vinícolas.

SETEMBRO

Primavera no Chile

Chile – É primavera! San Pedro do Atacama está mais colorido nessa época do ano. As flores enfeitam as paisagens que levam os aventureiros ao deserto, ótima estação para trilhas, já que chove menos. Prepare os casacos, pois venta bastante.

Outono no Canadá

Banff National Park, Alberta, Canada

Canadá – As folhas de outono dão o ar da graça na região e o clima está ameno. Aproveite o mês para acompanhar o festival de cinema que acontece em Toronto, a mais moderna e badalada das cidades canadenses. Mas não deixe de se programar para conferir as paisagens incríveis das cidades vizinhas, como o Parque Nacional Banff, em Alberta.

OUTUBRO

Outono na Europa e na América do Norte
Munique, Alemanha – Em outubro ainda é possível participar da ‘Oktoberfest’, a tradicional festa da cerveja alemã.
Los Angeles – Estados Unidos – O Clima ameno da época é ideal para curtir os cinemas, parques, praias, museus, restaurantes famosos, além de visitar as vinícolas.

Primavera na América do Sul

Patagônia – Argentina – É a melhor época para observar os animais nos bosques e campos e pinguins em Ushuaia. Programe-se para fazer trilhas no glaciar Perito Moreno e em El Calafate.

NOVEMBRO

Hong Kong, China – Em novembro os turistas podem aproveitar o Festival de Artes Asiáticas, além de encontrar clima fresco e com lindo sol para passear sem se molhar durante as férias.

Tóquio, Japão – É a melhor época para não sofrer com a temperatura. O clima favorece os passeios culturais, entre templos, e pela natureza, nos lagos e paisagens.

Las Vegas, EUA – O mês é ideal para quem procura preços mais baixos, temperatura quente e lugares mais tranquilos e vazios.

Sicília, Itália – Na Sicília ainda faz calor em novembro. A cidade fica mais vazia e propícia para realizar os passeios turísticos.

DEZEMBRO

Aurora Boreal pinta o céu da Finlândia

Finlândia – Na Lapônia você pode visitar a aldeia do Papai-Noel. Além do bom velhinho, é possível passear de trenós puxados por renas. Próximo de lá fica o parque de diversões temático Santa Park.

Antilhas Holandesas – Para fugir das tradicionais festas de fim de ano a dica é curtir o Caribe em St. Maarten. Praias de águas cristalinas, cassinos e compras fazem parte dos atrativos.

Brasil – São Luís, no Maranhão, faz clima bom nessa época e é uma bela oportunidade para conhecer um dos destinos de fortes influências europeias. Inclua uma visita na Chapada das Mesas, com suas cachoeiras.

Fuja da chuva e garanta tranquilidade em suas férias. Faça um Seguro Viagem Allianz com desconto, clique aqui!

 

Avatar

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS

[contact-form-7 id="50" title="Newsletter"]