🎥Para tirar todas as suas dúvidas sobre a Febre Amarela, gravamos uma Live com o dr. José Sallovitz, mais conhecido como Dr. Zuza. O vídeo com as principais perguntas dos nossos seguidores está disponível na página do Seguro Viagem Allianz, no Facebook. Assista!

>>Agora o cupom PARAONDEFOR vale 30% de desconto na contratação do Seguro Viagem Allianz. Clique aqui!

Vai viajar para destinos onde há exigência do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP? Você deve tomar a dose padrão da vacina com antecedência.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informa que todos os viajantes com destinos a locais que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP, emitido pela Anvisa, devem tomar a vacina contra febre amarela em dose padrão, não fracionada.

Segundo a Agência, isso se deve ao fato de os viajantes internacionais integrarem o grupo da população que não é indicado para receber a dose fracionada, junto com crianças de nove meses a dois anos; pessoas com condições clínicas especiais  (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia e pacientes com doenças hematológicas, entre outras) e gestantes.

Vacine-se com Antecedência – É importante lembrar que os turistas devem se vacinar com antecedência a data da viagem, isso porque existe um período mínimo para atingir a proteção esperada, que varia de dez dias até seis semanas. Segundo a Anvisa, o não cumprimento do prazo de proteção pode impedir a entrada em alguns países.

Quem vai viajar, deve apresentar o comprovante da viagem no momento da vacinação, para que possam receber a dose padrão da vacina.

A Anvisa é categórica em afirmar que não será emitido CIVP, em hipótese alguma, para quem apresentar comprovante de vacinação com etiqueta referente a dose fracionada.

A Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal do país. As vacinas fracionadas foram adotadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, para aumentar o número de doses aplicadas.

Nos demais estados do País a vacinação de rotina continua da mesma forma, conforme orientação do Ministério da Saúde, sendo aplicada a dose única não fracionada para indivíduos que vivem nas áreas de recomendação da vacina e que nunca tomaram a vacina ao longo da vida e viajantes internacionais que irão para as áreas nas quais se exige comprovação vacinal.

Você sabia?

  • A dose fracionada contém 0,1 ml e protege as pessoas por 8 anos
  • A dose padrão contém 0,5 ml e oferece proteção pela vida toda
  • Algumas pessoas precisam passar por consulta médica antes de se vacinar, entre elas estão:

– Idosos a partir de 60 anos;

– Gestantes;

– Pessoas que terminaram o tratamento com quimioterapia/radioterapia;

– Pessoas com doenças renais, hepática ou de sangue; e

– Pessoas que usam corticoide.

  • Algumas pessoas NÃO podem tomar a vacina, são elas:

– Crianças menores de 9 meses

– Mulheres que amamentam crianças menores de 6 meses

– Alérgicos a ovo

– Pessoas com HIV positivo e que têm contagem de células CD4 menor que 350

– Pessoas em tratamento com quimioterapia/radioterapia

– Portadores de doença autoimune

– Pessoas em tratamento com imunossupressores (Ex. pessoas recém transplantadas)

Mais informações sobre dose fracionada podem ser encontradas na Página do Portal da Saúde www.saúde.gov.br, onde se encontram todas as informações sobre a doença, informe epidemiológico, mapa com a área de recomendação da vacina e orientações para gestores, profissionais de saúde e população.

 🎥Para tirar todas as suas dúvidas sobre a Febre Amarela, gravamos uma Live com o dr. José Sallovitz, mais conhecido como Dr. Zuza. O vídeo com as principais perguntas dos nossos seguidores está disponível na página do Seguro Viagem Allianz, no Facebook. Assista! #DocZuzaResponde #SaúdenaViagem #SeguroViagemAllianz #ParaOndeFor

Dr. José Maria Aleixo Sallovitz é formado pela faculdade de medicina da USP em 1986 com doutorado em cardiologia pela USP. Possui 25 anos de experiência como cardiologista e como médico de intervenção em seguro viagem.

É fluente em inglês, espanhol e francês. Na Allianz Worldwide Partners Brasil há 25 anos, atua como médico coordenador na célula médica fazendo a regulação dos seguros de viagem e escolar.

Leia também: 7 dúvidas comuns sobre Febre Amarela

 Fonte: Anvisa / Ministério da Saúde

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS