Vai de carro ou de avião? 

Não importa como ir, o importante é viajar com segurança nesse feriado.

Vai curtir o feriado no Brasil ou exterior? Se pretende viajar nos próximos dias é importante seguir algumas dicas básicas para aproveitar os dias de descanso com segurança.

Para facilitar sua viagem, criamos um checklist para você não se esquecer de nada, principalmente em suas viagens de avião, navio ou ônibus.

Mas, se dessa vez vai pegar a estrada no seu possante, vale lembrar dos itens mais importantes para fazer a revisão do veículo e não ficar parado no meio da estrada.

Vamos as dicas…

  1. O Checklist

Abaixo elencamos os itens mais importantes para você incluir na sua mala. Veja se você não está esquecendo de nada:

  • Doleira – Organize seu dinheiro sem correr o risco de perdê-lo.
  • Adaptador Universal – Para um roteiro entre vários destinos, é muito útil levar um adaptador universal.
  • Documentos – Separe todos os documentos necessários, como RG, Passaporte, passagens e reserva de hotéis num único local, sempre que pedirem vai saber onde estão.
  • Kit de Higiene – Escova de cabelo e de dentes, creme dental, repelente, desodorante e protetor solar são itens indispensáveis em qualquer destino.
  • Remédios – Lembre-se dos seus remédios de uso contínuo e as receitas atualizadas. Inclua na mala de mão analgésicos e antitérmicos.
  • Cadeado – Feche bem a sua mala. Prefira um cadeado que tenha o selo TSA Approved. São vendidos em lojas de malas ou na internet.
  • Seguro Viagem – Para viagens de avião, navio ou ônibus, no Brasil ou exterior, faça o seu seguro antes de embarcar.

Viaje sempre com o Seguro Viagem Allianz. Use o cupom PARAONDEFOR e ganhe 40%OFF para qualquer destino. Clique aqui e faça uma cotação sem compromisso.

  1. Revisão do possante

No Brasil ou em qualquer estrada do mundo, revise o carro antes de viajar.

O Check-up veicular é muito importante para garantir que os itens básicos de segurança estejam funcionando perfeitamente, evitando acidentes ou problemas que possam atrapalhar o seu passeio.

Mesmo com a revisão em dia, imprevistos acontecem e podem nos pegar desprevenidos. Para essas situações existem medidas rápidas que podem te ajudar no meio da estrada, como a assistência 24h da Allianz Global Assistance, denominado Allianz Help, que oferece serviços rápidos para recarga de bateria, troca de pneus, guincho e até chaveiro em São Paulo.

Anote o contato e leve com você : Allianz Help – 0800 770 4374. Você também pode utilizar o www.allianzhelp.com.br/guincho-24-horas,

Confira os 10 principais itens de revisão do carro:

  1. Freios

São os componentes precisam de atenção redobrada do condutor. “Durante uma revisão de segurança, se pode obter um diagnóstico do estado real das pastilhas e do disco de freio. Já na estrada, o motorista deve sempre observar o painel eletrônico do veículo”, explica Leandro Vanni, engenheiro automotivo da DPaschoal, rede varejista de serviços automotivos.

  1. Bateria

Sua vida útil, bem como todo o sistema elétrico do carro, deve estar em ordem. Esse componente ajuda o veículo a ligar, continuar funcionando e desempenhando tarefas relacionadas ao sistema elétrico. Geralmente, sua vida útil varia entre cinco e sete anos. A manutenção, por meio de revisões regulares e testes de desempenho, garante seu funcionamento e evita surpresas desagradáveis na hora de dar a partida, por exemplo.

É importante verificar as condições dos pneus e do estepe periodicamente, a cada 15 dias, por exemplo. Antes de entrar na estrada, não é diferente. Se os pneus ainda estiverem em boas condições de uso, que podem ser averiguadas numa oficina, é necessário calibrá-los corretamente, de acordo com as instruções do manual do veículo. Não vale esquecer do estepe, no momento da calibragem. “Um dia é colocar 2 ou 3 librar a mais no pneu reserva, de forma a não ser surpreendido com um pneu murcho no momento de uma emergência”, dá a dica Leandro.

  1. Suspensão e balanceamento

Conforme explica o engenheiro, “o funcionamento adequado desses sistemas são mais que necessários, por isso, é importante observar com atenção se existem vibrações ao volante. Nesse caso, pode ser que uma roda esteja desbalanceada ou com a direção desalinhada.” Atente-se também ao pneu cantando, que pode indicar desalinhamento. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo também podem indicar problemas.

Você sabia que os problemas de superaquecimento são os que mais deixam motoristas na estrada? Por isso mesmo esse é outro sistema fundamental nas revisões. Devem ser conferidas as mangueiras, a situação da água do radiador, os interruptores, as válvulas e a bomba d’água.

  1. Acessórios de segurança

Não se esqueça de conferir se o triângulo, a chave de roda e o macaco estão dentro do carro funcionando corretamente. O extintor de incêndio também precisa estar na parte da frente do carro e dentro do prazo de validade. Não possuir algum desses equipamentos obrigatórios, mantê-los malconservados ou em desacordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é uma infração grave, além de um descuido perigoso.

  1. Palhetas do para-brisas

Parece um item menos importante, mas elas também devem ser testadas. Caso chova na estrada, o bom funcionamento desse item de segurança é imprescindível.

  1. Lâmpadas do veículo

Além de escapar das multas, checar se as luzes do carro estão todas funcionando e reguladas, ajuda a não comprometer o campo de visão do motorista, sem atrapalhar os condutores quem vem no sentido contrário.

  1. Cinto de Segurança

É importante lembrar sobre a importância do cinto de segurança. Todos os passageiros devem colocar o cinto, inclusive os passageiros que viajam no banco traseiro. Na estrada ou na cidade, use cinto! Se perceber qualquer falha no cinto, peça para a oficina checar.

  1. Cadeirinha infantil

Crianças de até 10 anos de idade devem ser transportadas no banco traseiro do veículo. Até os 7 anos é preciso também estar em cadeirinhas apropriadas para cada idade, em bem posicionadas no cinto de segurança.

Os pets também precisam de cuidados. Leia mais:5 cuidados para viajar de carro com pets.

Avatar

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS

[contact-form-7 id="50" title="Newsletter"]