Está preparado para aproveitar o calor e viajar para destinos quentes? Confira nossas dicas e viaje tranquilo

Oficialmente, o verão começa no fim de dezembro, mas em outubro o calor já dá o ar da graça e muitos destinos começam a ficar mais procurados. Afinal, quem não ama praia, piscina e passeios a céu aberto com sol?

O Brasil tem muitos destinos para aproveitar tudo isso, mas apesar da época ser muito alegre e animada para passear, não podemos esquecer de alguns cuidados para aproveitar só os pontos positivos do calor.

Pensando na saúde do bolso e do corpo, reunimos algumas dicas importantes para você curtir o verão e o calor com segurança, consciência e economia.

Dicas de saúde para curtir o calor

  1. Não fique e não deixe crianças e idosos sozinhos dentro de um automóvel ou em um espaço mal ventilado, nem mesmo por alguns minutos.
  1. Se possível, coloque ventilador ou ar condicionado nos quartos.
  1. Quando viajar, certifique-se de ter quantidade suficiente de água para todos.
  1. Beba bastante líquido e ofereça regularmente bebidas frescas para crianças e idosos, desta forma evita a desidratação.
  1. Aumente a quantidade de banhos nas crianças e bebês. A temperatura da água deve ser mais baixa que a temperatura do corpo, pois ajuda a manter a temperatura ideal.
  1. Mantenha a dieta regular e não pule refeições.
  1. Evite o sol e a prática de exercícios físicos entre 12h e 16h.
  1. Reduza o consumo de cigarros, bebidas alcoólicas e bebidas açucaradas ou bebidas com alto teor de cafeína.
  1. Use roupas claras e de tecidos leve. Além disso, proteja sua cabeça com um chapéu e use óculos de sol com fator de proteção elevado.
  1. Aplique protetor solar em todas as partes do corpo com frequência.
  1. Quando estiver de férias, reserve um tempo para se acostumar com o novo ambiente. Evite atividades cansativas nas primeiras 48 horas da sua chegada.
  1. Evite manipular substâncias tóxicas (solventes e sprays).
  1. Se sentir algum desconforto, dores de cabeça, sensação de fraqueza, tonturas ou febre, repouse imediatamente e beba muitos líquidos. Se os sintomas persistirem, consulte um médico.
  1. Pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares crônicas devem continuar com seus tratamentos e contatar imediatamente um médico caso surjam sintomas atípicos.
  1. Se tiver algum problema durante a viagem, não espere até chegar em casa para consultar um médico. Entre em contato com o seu médico ou faça uma consulta onde quer que esteja.
  1. Quando houver qualquer dúvida referente a sua saúde entre em contato com a Central de Atendimento do seu Seguro Viagem. Uma equipe estará disponível para te atender 24 horas por dia.
  2. Faça um Seguro Viagem. É importante viajar protegido para qualquer destino, tanto no Brasil quanto no exterior. O Seguro Viagem Allianz oferece em todos os planos atendimento médico, hospitalar e odontológico. Se deseja conferir os preços, clique aqui! 

Leia também: Cuidados com crianças na piscina

5 Dicas para economizar

  1. Faça um checklist das coisas que você precisa levar para a viagem – Evite comprar protetor solar, biquíni, boias e outras coisas no destino, pois esses produtos específicos da estação costumam ser mais caros em destinos turísticos. 
  1. Prepare sua alimentação – Se houver possibilidade, compre exatamente aquilo que for consumir e faça refeições de preparo rápido. Frutas, saladas e grelhados são opções práticas e saudáveis se comparado a comidas rápidas de restaurantes. Além disso, comer fora costuma ser mais caros em alta temporada. 
  1. Ande com uma garrafa de água em mãos – Compre água em supermercados ou ande com uma garrafa, isso porque, comprar água em restaurantes e conveniências sai bem mais caro. Muitos pontos turísticos também possuem bebedouros e filtros que você pode encher sua garrafa gratuitamente. 
  1. Viaje na baixa temporada – Principalmente no Brasil é possível aproveitar destinos quentes mesmo fora do verão. Março (exceto carnaval), abril, outubro e novembro são meses que faz bastante calor no Nordeste e são considerados baixa temporada, com preços mais acessíveis e menor aglomeração de pessoas. 
  1. Curta um único destino por mais tempo – Focar a viagem num único destino garante maior economia, já que o transporte, como passagens de avião ou ônibus, costumam ser o maior gasto de uma viagem.

Aproveite sua viagem e o clima quente com responsabilidade e curta todos os momentos sem medo!

Avatar

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS

[contact-form-7 id="50" title="Newsletter"]