Conheça destinos históricos, no Brasil, a bordo de uma Maria Fumaça

Cultura, história e diversão em meio as belas paisagens do Brasil. Os passeios de Maria Fumaça são ótimas opções para conhecer as tradições brasileiras. É a oportunidade de reviver o passado de um país com fortes influências estrangeiras e que preserva vivo os costumes da época.

Confira as opções de passeios a bordo de Locomotivas a Vapor e veja qual desses destinos mais combina com a sua família.

  1. Memórias da Itália – Rio Grande do Sul

O Trem do Vinho oferece degustação de sucos, vinhos e espumante (foto: divulgação)

No Rio Grande do Sul a Maria Fumaça percorre três cidades: Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, regiões essas que foram colonizadas por imigrantes italianos.

O percurso inteiro tem 23 km e é realizado em cerca de 2h. Começa na estação de Bento Gonçalves, passa por Garibaldi, e por último chega em Bento Gonçalves.

Durante o trajeto os passageiros podem reviver os costumes Italianos, com música, danças típicas e direito a degustação do bom vinho da região, motivo pelo qual essa maria fumaça é conhecida como ‘O trem do vinho’.

Na primeira estação, em Bento Gonçalves, os passageiros são recepcionados com doses de vinho tinto e suco de uva branco. Na próxima parada, em Garibaldi a festa continua com degustação de espumante moscatel e suco de uva tinto.

A cultura local é bem marcada durante todo o passeio, com apresentações de dança e músia Gaúchas e Italianas que percorrem todos os vagões do trem.

A chegada em Carlos Barbosa também é muito animada com show de música italiana. Lá você pode escolher entre aproveitar o dia na cidade ou embarcar de volta para Bento Gonçalves.

MARIA FUMAÇA – Rua Duque de Caxias, s/n – Cidade Alta, Bento Gonçalves – RS, 95700-380

Essa rota você pode fazer com a ajuda da Giordani Turismo, que oferece outras opções de passeios. As reservas podem ser feitas antecipadamente, no telefone (54) 3455 2788. Outros detalhes podem ser consultados no site da Giordani Turismo.

  1.  Maria Fumaça de Campinas – São Paulo

Em São Paulo, a Maria fumaça Campinas faz o percurso que parte da estação Anhumas e vai até Jaguariúna e vice-versa, ao todo percorre 48 km. O passeio dura em média 3h30min e acontece todos os finais de semana e feriados.

Há opções de meio percurso, que parte de Campinas até a estação Tanquinho e volta; ou, também, trens especiais temáticos, com datas e horários diferenciados. É possível consultar todas as opções disponíveis e comprar os ingressos online, no site Maria Fumaça Campinas.

A volta ao tempo começa antes da viagem, todos os passageiros são convidados a conhecer o funcionamento da locomotiva a vapor. Já no meio do caminho o grupo Trio Maria Fumaça, que relembra músicas que marcaram época, como a clássica “Trem das Onze”.

Os passageiros que escolhem o percurso completo também contam com carros restaurantes, onde é possível comprar lanchinhos, refrigerante, água e sucos.

Na parada final, em Jaguariúna, a atração fica por conta da linda estação Jaguariúna, conhecida como “Estrela da Mogiana”, com parada que dura em média 40 minutos.

Maquinista por um dia – Você também pode viver a experiência de ser o maquinista da Maria Fumaça. Nessa opção você será o ajudante principal do maquinista. Uma das exigências é ter mais de 18 anos. As crianças também podem matar esse curiosidade acompanhadas de um responsável.

Acessibilidade – O confoto é garantido para a família inteira. Os passeios possuiem acessibilidade para cadeirantes, tem fraldários e nas estações há estacionamento.

  1. Trem das Águas – São Lourenço – Minas Gerais

Minas Gerais também conta com um passeio bastante interessante na antiga ferrovia que liga São Lourenço a Soledade de Minas, projetada e construída pelos ingleses da Minas & Rio Railway, há 115 anos, uma das últimas contribuições de Visconde de Mauá às ferrovias brasileiras.

É uma boa opção de passeio para voltar na época de D. Pedro II e lembrar da história imperial. O percurso de São Lourenço a Soledade de Minas tem 10 km, e é fento em 2h, ida e volta. Os passageiros podem parar na cidade de Soledade e aproveitar a feirinha local com artesanatos da região.

Os valores do passeio são diferenciados.  Se você optar pela viagem com a direito a desgustação de comidinhas típicas da região, como queijos, cachaças e doce de leite, no conforto de bancos estofados, o valor é de R$80, por pessoa. Já para o passeio na classe turística, que é mais imples e sem degustação é R$60 (valores válidos para 2017).

Os trens fazem esses roteiros turísticos aos sábados, às 10h e 14h30; e domingo às 10h. É possível reservar passeios em grupos, basta entrar em contato com a estação (35) 3332 3011, em horário comercial, ou no site: abpfsuldeminas.com/trem-das-aguas.

Os passeios de trem em meio a paisagem de Minas Gerais é uma viagem incrível. Lembrando que São Lourenço é uma cidade belíssima para o turismo, com destaque para o Parque das Águas, em que existem diversas fontes e variedade de águas medicinais. A rede hoteleira é muito boa e você consegue acessar a cidade de ônibus, partindo de várias capitais brasileiras.

As três sugestões são apenas algumas das inúmeras possibilidades de turismo de Maria Fumaça pelo Brasil. Há uma série de outros destinos que oferecem esses passeios a bordo de locomotivas movidas a vapor. Se você já teve a oportunidade de fazer um passeio desses, esvre para nós, conte como foi a sua experiência. Acesse a áre de contato e divida suas dicas com a gente.

#DicaParaOndeFor: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo são exemplos de destinos facilmente acessados de ônibus, partindo de praticamente todas as capitais brasileiras. Se estiver palnejando um viagem de ônibus pelo Brasil, aproveite para conhecer o Seguro Viagem Terrestre Nacional, especial para viagens acima de 100Km feitas de ônibus.

Leia mais: Novo seguro para viagens de ônibus

Avatar

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS

[contact-form-7 id="50" title="Newsletter"]