Segurança, cuidados com a saúde e atitudes de preservação fazem parte de uma viagem tranquila pela natureza

Paisagens estonteantes, animais incríveis, reservas ambientais e ar puro. Essas características da natureza estão cada vez mais atraindo pessoas a viajar para curtir espaços naturais, relaxar, nadar em rios, mergulhar em alto mar, fazer trilhas em matas fechadas, escalar montanhas, acampar no deserto, ver de pertinho animais e muitas outras atividades.

O ecoturismo já caiu no gosto das pessoas. Seja no Brasil ou no mundo, a natureza nos reserva experiências que motivam viagens cheias de descobertas. Mas você está preparado para enfrentar esses destinos sem preocupação?

Umas das primeiras lições ao planejar uma viagem dessas é se preparar para cuidar da sua saúde e do ambiente em que vai visitar.

Mesmo se você costuma viajar com frequência para fazer ecoturismo, ante de viajar é necessário buscar informações específicas sobre o local.

Um destino é diferente do outro e pode oferecer riscos ao seu bem estar durante a vigem.

Para viajar sem surpresas indesejadas, confira a seguir 5 cuidados para garantir bem estar do início ao fim do passeio pela natureza:

  1. Escolha a roupa ideal para cada destino

Escolher roupas confortáveis é a primeira dica. Tanto para curtir a neve quanto para aproveitar o verão, existem roupas práticas que contribuem para o conforto e as atividades que serão realizadas no destino.

Frio – Em destinos gelados prefira tecidos sintéticos e que isolam a passagem do vento e do frio. Coloque por baixo de toda a roupa uma segunda pele, que são tecidos mais justos e que mantém o corpo aquecido. Não esqueça das meias, luvas, gorros e cachecol.

Calor – Roupas leves e de tecidos mais finos são ideais para aproveitar destinos com clima mais quente. Não esqueça do chapéu para proteger o rosto dos raios ultravioletas e o óculos de sol.

Leia também: Fazendo as malas para um mochilão 

Os calçados também devem ser adequados ao ambiente que será explorado. Caminhadas em locais com cachoeiras e pedras escorregadias, onde tenha água, exigem sapatos antiderrapantes, conhecidos como tênis híbrido, ou de neoprene. Os tênis estilo sapatilhas esportivas são boas para escaladas em terra seca ou pisos úmidos.

Já para fazer trekking, prefira um tênis estilo bota, com solado mais grosso e cano mais alto para proteger o pé e tornozelos contra impactos e torções.

  1. Utilize produtos e remédios preventivos

Proteger a pele do sol e dos insetos é muito importante para não colocar sua viagem por água abaixo. O sol ou o frio intenso podem agredir a pele. Sem contar que apenas o mormaço já pode causar insolação e desidratação.

Abuse do protetor solar e mantenha a pele sempre hidratada. Passe cremes no rosto e no corpo e evite queimaduras. Tome bastante água durante todo o passeio. No verão, até com o corpo parado, perdemos grande quantidade de líquido corporal que precisa ser reposto.

Não esqueça de levar creme pós sol, em casos de descuido você já tem em mãos algo para aliviar a pele.

Outra preocupação para quem viaja em meio a natureza é ficar sempre protegido dos insetos, mesmo se você não tem alergia a maioria deles é bom se proteger. Use repelentes a base de Icaridin (ou Icardina) que oferecem proteção inclusive para os mosquitos transmissores da dengue, Zika e chikungunya.

Inclua na mala antialérgicos. Mesmo com o uso do repelente é preciso se prevenir para os casos de alergias por picadas de insetos.

Muitas vezes nem percebemos que fomos picados por insetos e de repente começamos a inchar. Nesses casos é importante procurar ajuda médica.

Converse com o seu médico antes da viagem e confira qual é o antialérgico mais indicado para você.

  1. Cuide do meio ambiente e respeite os limites de cada local

A Natureza só é tão bela e proporciona experiência incríveis porque está preservada. Então, ao fazer uma viagem para explorar destinos quase inabitáveis por seres humanos é preciso ter consciência sobre as atitudes em relação ao espaço visitado.

A educação ambiental é muito importante e algumas atitudes são importantes, como:

– Respeite o espaço dos animais que encontrar pelo caminho, mesmo uma demonstração de carinho pode assustá-los e para se defender eles podem te atacar.

– Não alimente os animais com doces, guloseimas ou comidas industrializadas e imprópria para os animais.

– Não retire da natureza nenhuma flor, planta ou pedra. Ao invés disso, tire fotos para guardar de lembrança.

– Todo mundo já sabe, mas vale lembrar: Não deixe lixo, como embalagens, sacos plásticos, acessórios ou qualquer outro material no meio da natureza.

– Cuide de você e não se arrisque violando as áreas restritas, como beiradas de precipícios, praias impróprias ou com risco de tubarões. Respeite as regras do local visitado.

– Ao praticar atividades radicais, fique de olho no peso e tamanho corporal limitados para cada prática. Não engane os instrutores e nem coloque sua vida em risco. Utilize todos os equipamentos de segurança necessários.

  1. Seguro Viagem com rede credenciada no mundo e atendimento 24h

Ao viajar pela natureza você pode se expor a riscos que nem passam pela sua cabeça. Por isso, é muito importante contar com um Seguro Viagem que ofereça assistência 24h em português e com rede credenciada em outros países.

Além de você contar com a cobertura dos custos de um atendimento médico, você tem para quem recorrer quando não se conhece muito bem o destino e nem o idioma local.

Para viagens no Brasil ou no Exterior indicamos aqui no Para Onde For o Seguro Viagem Allianz, que contempla os itens citados acima e mais uma série de coberturas importantes. Clique aqui e conheça!

João Henrique Moldenhauer levou um susto ao cair de bicicleta e fraturar o braço em um passeio na Garganta do Diabo, no Chile. Ele contou no vídeo como o Seguro Viagem Allianz foi tão importante nesse momento.

Confira o vídeo:

Seguro Viagem Allianz com desconto

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS