Faça um check list e fuja das dores de cabeça

Se preparar a viagem pode fazer parte da aventura das férias, reservar o hotel pode ser um pesadelo. Evite isto com algumas dicas simples de Vânia Lodi, diretora e consultora da Observare Consultoria, especialista em hotelaria. Anote as dicas da profissional e reserve o melhor hotel possível!

Pesquise, pesquise, pesquise

“O primeiro ponto é escolher uma agência de viagens renomada, mas se você não tem uma agência e vai optar por busca eletrônica procure sempre saber se essas empresas são idôneas”, explica Vânia. Aproveite a internet e busque avaliações e opiniões para entender melhor o hotel. Use e abuse do Google.

Mas cuidado: nem sempre o que colocarem como ponto negativo será ruim para você. Se estiver indo a trabalho, você não se importará com a piscina, e se estiver a lazer e ficará mais fora do que dentro do hotel, alguns serviços não são interessantes. Analisem quais são as suas necessidades e quais são as avaliações de outros clientes.

De olho no atendimento

atendimento

Sempre que possível: ligue para o hotel. Nada como ser atendida para ter uma ideia de como serão os serviços do hotel. “Você já sabe pelo telefone como você será atendido no local. Se o telefone toca, toca e ninguém atende, já corre o risco de pedir algo nesse hotel e não receber”, completa.

Leia as respostas dos comentários no site e nas redes sociais. O modo como o estabelecimento conversa com seus clientes via internet também é um indicativo de como será o atendimento quando você se hospedar.

Outra dica: peça indicações de onde comer. Se o atendente não recomendar o restaurante do hotel “aí tem”! Fique atento!

Localização

Você pretende ficar no centro ou no interior, local mais calmo? Se quiser aproveitar as atividades noturnas do seu destino é uma boa procurar um hotel mais próximo de tudo. “Se eu estou indo para descansar eu tenho que ficar longe da bagunça, então eu quero um hotel com uma localização mais retirada. Se eu quero estar no meio de tudo tenho que procurar melhor”, diz. Nem sempre o chamado “centro” é uma boa, mas tudo depende da sua necessidade e do destino. Avalie o que você quer antes de procurar a melhor localização do seu hotel.

Meio check-in, late check-in… What?

“É importante saber como é o sistema do seu hotel e a localização vai ajudar nisso. Se chegará muito tarde é melhor fazer a reserva para o dia anterior”. Ligue antes, se informe. Inclusive na volta: calcule direitinho o horário do voo para não precisar pagar uma diária a mais ou sair mais cedo por conta do check-out.

Minha reserva sumiu. E agora?

Um cenário bem pessimista, não? Mas pode, infelizmente, acontecer. Deu pane no sistema, algum imprevisto aconteceu e o quarto não foi desocupado, um cano estourou e inundou o quarto… É, parece coisa de filme, mas tudo é possível! “Normalmente, em hotéis de rede eles tem obrigação de arrumar outro hotel para você”, explica. Se você tem a reserva confirmada, chegou no horário e não tem o quarto disponível bata o pé! Respeitar os horários de check-in garante os seus direitos e o hotel terá que arrumar outro de mesmo nível (cinco estrelas, três estrelas…), além de arcar com o táxi para levá-lo.

Para garantir e evitar dores de cabeça leve com você comprovantes de reserva impressos. Se tudo foi feito por telefone peça para mandarem para o seu endereço eletrônico a confirmação do serviço. Assim você não é pego de “calças curtas”, como já diz o ditado!

Antecedência

Tudo vai depender do seu destino e da sazonalidade. Viajar durante a alta temporada exige mais planejamento. “Tem pessoas que fazem reservas com até um ano de antecedência, dependendo do destino”. O indicado é já se planejar e reservar seis meses antes da viagem, principalmente para destinos internacionais em período de férias e alta temporada.

Ir de “mala e cuia” para reservar na hora tem seus prós e contras. “É como ir ao shopping na véspera de Natal e procurar vaga para estacionar. Você pode tanto encontrar uma vaga como ficar rodando e não encontrar nada”, completa a profissional. Deixar para a última hora pode ser uma vantagem, como encontrar algumas promoções de algumas empresas que não venderam toda a sua capacidade, assim como funciona com as companhias aéreas. O site Last Minute ajuda a achar reservas com valores bem atrativos, para quem quer testar a sorte.

Comprar com muita antecedência também tem seus riscos. “Tem que ter muita organização para comprar um ano antes da viagem. Quando é algo que você tem certeza que pode viajar, como lua de mel, quando tem a data certa para o embarqueé vantagem”, explica Vânia. Imprevistos acontecem. Um curso, outra viagem, uma doença… E trocar depois a passagem e remarcar tudo pode sair caro.

Dicas, dicas e mais dicas

Quarto:

quarto

Não reserve quartos para fumantes, mesmo se você fumar. O cheiro do cigarro é bem difícil de sair das cortinas e tapetes e o ar pode ficar mais carregado. Prefira o quarto para não fumantes e vá para áreas descobertas quando fumar.

Dê uma olhada na cama e no chuveiro:

Esta dica vale bastante quando você vai ficar apenas uma noite no hotel, como em uma viagem de carro e você precise fazer uma parada para descansar. Antes de se registrar confira a cama e o chuveiro: se a cama for desconfortável e o chuveiro nem esquentar, troque de quarto ou de hotel.

Se for reservar aproveite a leva de pesquisas e pergunte para os conhecidos que já se hospedaram no local.

Copos:

De preferência, não use os copos que já estão no quarto. Na dúvida, peça para o serviço de quarto levar um copo junto com o seu pedido (água, refrigerantes etc).

Roupas de cama:

Pode parecer loucura para algumas pessoas, mas a consultora recomenda que se leve sua própria roupa de cama. Um lençol e uma fronha já são suficientes.

Comentários em sites:

Quem nunca teve a impressão de que um comentário ou outro em um site parecia perfeito demais? No melhor estilo “comprado”? Pesquisar no próprio site do estabelecimento é uma boa, mas temos que usar o bom senso na hora de fazer a triagem de comentários. Expressões como: o serviço melhorou, ignore os outros comentários, detalhes muito minuciosos, fique de olho: o comentário pode ser encomendado.

Anotou as dicas? Reserve seu hotel sem problemas! Depois conta para a gente como foi a sua viagem!

Karina Bernardino

Karina Bernardino

COMENTÁRIOS