Duas Medidas passam a valer a partir de 30 de junho para voos aos Estados Unidos

A Autoridade Norte Americana de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita (aviation security) – TSA (Transportation Security Administration) -, passará a exigir novos procedimentos de segurança para voos internacionais com destino aos Estados Unidos, a serem aplicados pelas empresas aéreas nos aeroportos de origem, inclusive aeroportos brasileiros. As novas medidas passam a ser praticadas a partir de 30 de junho e são válidas apenas para o transporte de bagagem de mão.

As medidas para voos regulares aos EUA são: 

  1. Proibição de embarque de substâncias em pó acima de 350 mL em bagagem de mão. Há exceções para leite em pó, medicamentos e produtos adquiridos em duty-free.

Exemplos de produtos em pó: farinha, açúcar, café em pó, temperos, leite em pó e cosméticos. Ressalta-se que incluem materiais em pó em forma granulares ou compactados.

  1. Os passageiros poderão ter seus pertences de mão submetidos à inspeção de segurança pelo operador aéreo, conforme critérios de escolha do passageiro definido pelo TSA. Essa medida já é prevista pelo TSA, desde 2017, para realização de inspeção de segurança. Trata-se, portanto, de um reforço.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está avaliando as novas medidas e os impactos em voos que possam ocorrer no Brasil, assim como participa de discussões técnicas internacionais, com participação de outros Estados, com o objetivo de atualizar a necessidade de alteração de alguma medida de segurança nos aeroportos do País.

A ANAC orienta que o passageiro consulte as empresas aéreas para mais informações.

O Para Onde For questionou as empresas aéreas Gol, Avianca, Latam e Azul. Até o fechamento desta matéria, apenas as empresas Latam e Azul responderam:

A Azul afirmou que trabalha nas adequações à nova regra da TSA e que vem comunicando as alterações aos viajantes. A companhia ressalta ainda que não estima impactos a seus Clientes e a suas operações.

A LATAM Airlines Brasil informa que segue a legislação em vigor de cada país onde opera e que as informações atualizadas já estão disponíveis no site da companhia, no link: https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/bagagem/artigos-restritos/ .  ​

Antes de sair de casa, consulte a companhia aérea que te levará para os Estados Unidos. E não esqueça de fazer seu Seguro Viagem Allianz ainda no Brasil. Clique aqui e faça uma cotação.

 

Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS