Veja as opções de passeio para curtir a Cordilheira do Andes Argentina e Chilena

Precisa de mais informações sobre a Cordilheira dos Andes para programar uma viagem na maior cadeia de montanhas do mundo? Está no lugar certo. Esse post vai te ajudar a planejar suas férias num dos pontos mais interessantes do Planeta.

Grande em extensão, com aproximadamente 8 mil quilômetros de comprimento, as montanhas permeiam 7 países da costa sul americana.

A Cordilheira dos Andes abrange a Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Mas qual o roteiro de viagem mais indicado para aproveitar a paisagem e fazer algumas atividades? Talvez você não tenha relacionado alguns destinos famosos a Cordilheira dos Andes.

Bariloche e Mendonza, na Argentina; Santiago e o Valle Nevado, no Chile, estão entre os principais destinos de viagem para conhecer a Cordilheira. A seguir vamos te apresentar alguns dos pontos turísticos e as atividades para fazer em cada local.

Quando visitar a Cordilheira dos Andes?

Para programar o período da viagem para conhecer a Cordilheira dos Andes, primeiro você vai precisar definir os destinos que pretende visitar. Isso porquê, dependendo do local, há uma época mais adequada.

A Cordilheira dos Andes no Chile e a Cordilheira dos Andes Argentina acabam oferecendo o mesmo clima e podem fazer parte da mesma viagem. Nesses dois países é possível realizar atividades turísticas o ano inteiro.

Roteiro pela Cordilheira dos Andes Argentina e Chilena

Cordilheira dos Andes Argentina

Monte Aconcágua – Mendoza 

Aconcágua é a montanha mais alta do hemisfério sul e a segunda maior do mundo, depois do Monte Everest, nos Himalaias.

São 6.961 metros de altitude. Está localizada no Parque Provincial Aconcágua, em Mendoza, famosa cidade conhecida pelas sua gastronomia e rotas cheias de vinícolas que produzem o tradicional vinho Malbec.

O passeio até chegar ao monte Aconcágua oferece diversas atrações. Pelo caminho, feito por meio da estrada denominada Ruta Nacional 7, que liga Mendoza a Santiago, no Chile, é possível aproveitar várias paradas. Uma delas é a Represa Potrerillos e o lago Mendoza, com paisagem encantadora.

Também no caminho é possível fazer paradas no Povoado de Uspallata, com povos indígenas, ruínas arqueológicas e prédios históricos.  Outro ponto é a estação de esqui Los Penitentes, que oferece a prática do esporte apenas no inverno, entre os meses e junho a setembro.

Antes de chegar no monte, ainda tem a Puente del Inca, em cima do rio Las Cuevas. A ponte é muito bonita, pois trata-se de uma formação natural resultado da erosão e sedimentação ocorrida a milhões de anos. Lá também tem as ruínas de um hotel antigo e uma feirinha de artesanato.

O ponto principal é o Parque Provincial do Aconcágua, a 180 km de distância do centro de Mendoza. Lá você será recompensado com a vista maravilhosa do monte Aconcágua. Muitos alpinistas desafiam a subida. Há trilhas para todos, com graus de dificuldade mais leves ou mais intensos. Mas o principal é ver o monte Aconcágua de pertinho, ele é o destaque de toda a Cordilheira dos Andes.

É importante destacar que essa região da Cordilheira dos Andes Argentina é bem próxima da fronteira com o Chile. Uma opção para estender a viagem e conhecer a Cordilheira que fica no Chile.

Cordilheira do Andes Chile

A Cordilheira dos Andes no Chile faz parte das mais famosas estações de esqui que ficam bem próximas a Santiago, como o Valle Nevado, a Farellones, a La Parva e o El Corado; e estende-se por outros locais mais distante, como Cajón del Maipo.

Se você que pretende conhecer uma parte da Cordilheira dos Andes na Argentina, como o monte Aconcáguia, e aproveitar a mesma viagem para seguir para o Chile, a dica do Para Onde For e colocar no roteiro o Valle Nevado e Farellones.

Valle Nevado

O destino de inverno é ideal para quem deseja esquiar e se aventurar no Chile. Fica no centro dos Andes e está a apenas 1h da capital Santiago. Para muitos turistas é considerado um dos melhores destinos de inverno da América do Sul.

Além de esqui há também pista de snowboard, que inclusive é a sede oficial da Copa do Mundo da modalidade.

Farellones

Uma cidade agradável no Chile para quem quer ver neve, mas foge de aventuras, é Farellones. É um vilarejo confortável, com casas e pousadas pitorescas.

Localizado a 2h de Santiago, o destino está a 3 mil metros acima do mar. No local é possível aproveitar a gastronomia, com variadas opções de restaurantes, cafés e até baladas, tornando a região mais movimentada durante a noite.

Separe pelo menos um dia para cada local destacado e depois curta outras possibilidades que os destinos permeados pela Cordilheira dos Andes tem a oferecer.

Antes de viajar, faça um Seguro Viagem Allianz e aproveite os descontos especiais para leitores do Blog. Use o cupom VIAJO40 e ganhe 40% de desconto em viagens para até 2 pessoas ou o cupom VIAJO50 para ganhar 50% OFF para 3 ou mais viajantes.

Clique aqui e faça uma cotação

Avatar

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS

[contact-form-7 id="50" title="Newsletter"]