Com referência mediterrânea e atlântica, a gastronomia portuguesa é reconhecida mundialmente

A relação entre o Brasil e Portugal vem de muitas décadas. Os países estão ligados pela língua portuguesa e a ancestralidade luso-brasileira. Com tanta história na bagagem, a gastronomia portuguesa influencia bastante a brasileira.

Conheça as principais comidas típicas de Portugal e não deixe de prová-las em sua viagem. Afinal, não há nada melhor do que experimentar essas delícias no país de origem, não é mesmo?

A lista começa com opções de pratos que nascem do mar. Considerado o país que oferece o melhor peixe do mundo, são muitas as opções. Mas também não podemos esquecer dos doces portugueses, é de comer com os olhos.

Arroz de Marisco

Plato de arroz caldoso con bogavante

Uma das 7 maravilhas da gastronomia de Portugal, o arroz de marisco é originário da praia da Vieira, região da marinha Grande. O prato é composto por camarões, Amêijoas, sapateira, lagosta, mexilhão e berbigão.

Bacalhau com Natas

bacalhau com natas

Feito com postas do bacalhau, creme de leite e batatas além de variados temperos, é um prato que ameniza o sabor salgado do peixe.

Bolinho de Bacalhau

tradicional bolinho portugues de bacalhau que faz sucesso no Brasil

O bolinho de bacalhau é muito apreciado no Brasil. Feito com batatas, bacalhau e salsinha é um dos pratos mais conhecidos de Portugal.

Broa de Milho

typical portuguese Christmas cookies Broa Castelar and cup of coffee

O pão é a base da alimentação portuguesa. A Broa de Milho, típica da região Norte de Portugal, é também muito apreciada no Brasil. O pão feito com farinhas de milho e centeio pode ser consumido com manteiga. Delícia para um café da manhã ou da tarde.

Azeite

Azeite

O aroma, a cor, espessura e o sabor de um bom azeite português faz toda a diferença no tempero de qualquer prato. O clima mediterrâneo, propício para o cultivo de oliveiras, também possibilita variações de sabores dos azeites produzidos em Portugal. As regiões destinadas ao cultivo e produção do azeite são: Trás-os-Montes, Beira Interior, Ribatejo, Moura, Alentejo Interior e Norte Alentejano.

Azeitonas Portuguesas

Assorted olives in a wood bowl and an olive twig

Onde tem bom azeite tem belas azeitonas. A Galega é a mais tradicional de Portugal, vale a pena provar!

Pastel de Nata

Pastel de nata, portuguese traditional creamy pastry

O tradicional doce português, também conhecido como Pastel de Belém, é feito com creme a base de gemas e leite, além da perfeita combinação com a massa folhada. Hummmm…

Ovos Moles de Aveiro

"Traditional Sweets from Portugal and from Aveiro ""Ovos Moles"". "

Aveiro é uma cidade que está a 75 km do Porto e é protegida por lei para produzir os ovos que dão origem ao doce, evitando assim que a tradicional receita se perca com o passar dos tempos. O doce é uma mistura de gema, açúcar e água envolvida com uma massa. Para lembrar a tradição portuguesa os formatos deste doce são inspirados no mar.

Bolo Lêvedo

Este bolo era a base da alimentação dos primeiros habitantes da Ilha de S. Miguel, Açores, em Portugal. Este bolo pode ser servido com doce ou salgado a gosto do freguês.

Pão de Ló

gatronomia com

Foto: gastronomia.com

O Pão de ló tradicional de Portugal é um pouco diferente do Basileiro. O segredo da receita portuguesa é que o centro do bolo parece não estar totalmente cozido, dando a impressão de um creme bem molhadinho. É possível provar o tradicional Pão de Ló em Ovar e Alfeizerão, em Portugal.

Vinho do Porto

"A glass of Port (Vinho do Porto) on a white surface, with a faint muted city skyline visible in the glass"

Um dos mais conhecidos do mundo, o vinho do porto é doce e encorpado devido ao maior teor alcoólico em comparação aos demais. É de origem da região do Douro, em Portugal, e encontrado em diferentes aromas e sabor de acordo com tempo e tipo de envelhecimento. É tradicionalmente servido como um vinho de sobremesa e uma opção muito romântica. ♥

Mega desconto na área: Vai viajar para Portugal ou algum destino Europeu? Aproveite o desconto especial para leitores do Blog: 50% no Seguro Viagem Europa para turismo e lazer. Não deixe para depois, a promoção tem prazo limitadíssimo! Utilize o cupom MTDESCBLOG, clique aqui e faça uma cotação.

Avatar

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS

[contact-form-7 id="50" title="Newsletter"]