Itália, as cidades mais interessantes para viajar nas férias

A Itália é o destino dos sonhos de inúmeros brasileiros. Mas você já definiu quais cidades do País gostaria de conhecer? Pensando em contribuir no planejamento de viagem rumo a Itália, listamos as principais cidades turísticas e suas características para você conhecer durante suas férias.

Melhor época para visitar a Itália – O clima na Itália é mediterrâneo, isso significa verões mais secos e invernos chuvosos.

  • Verão:  21 Junho até 22 setembro
  • Outono:  23 Setembro até 20 Dezembro
  • Inverno:  21 Dezembro até 19 março
  • Primavera:  19 Março até 20 Junho

De acordo com o seu gosto, escolha o clima que você vai preferir ver os cenários das cidades a seguir:

Seguro Viagem Europa – Não deixe para depois, faça seu Seguro Viagem Allianz e aproveite 50% de desconto. Cote seu seguro com cupom PARAONDEFOR e pague mais barato. Clique aqui!

Cidades turísticas da Itália

Amalfi

A cidade litorânea da província de Salerno, na região da Campânia, na Itália, é pequena no tamanho mas imensa em beleza.

A costa amalfitana é conhecida por ser um destino muito procurado por famosos durante as férias. É comparada a Riviera Francesa.

Amalfi está na baía costeira de Nápoles, podendo ser visitada em apenas um dia. Ou para quem prefere relaxar, é um destino de belezas particulares, com opções de passeios históricos e naturais.

O destino inclui a histórica produção de papel. Em Piazza Espírito Santo você pode iniciar um passeio pelo Valle dei Mulini, sede das antigas fábricas de papel e bem próximo dali está o Museu do Papel, local que reúne antigas máquinas que produziam papel.

A Dica do Para Onde For é fazer um passeio de barco, que levam a praias paradisíacas com acesso exclusivo pelo mar.

Bolonha

Ao Norte da Itália temos uma das cidades mais antigas: Bolonha. E ser antiga é ser cheia de cultura e história. Desta forma, umas das características que engrandecem a cidade é o valor cultural que oferece aos turistas. Afinal, Bolonha tem a primeira universidade do mundo ainda em funcionamento. A UniBo, Universidade de Bolonha, formou grandes escritores, como Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca.

Além de culta, Bolonha é reconhecida como um dos grandes pontos turísticos gastronômicos do norte da Itália, sendo conhecida como a criadora do prato “Espaguete à bolonhesa”. Na verdade, o verdadeiro prato tem outro nome e receita. É chamado de ‘Tagliatelle Al Ragú’ e é feito com outro tipo de macarrão e deve conter mais carne do que molho. Portanto, a dica aqui é experimentar o autêntico e outras opções de receitas, que com certeza vão te surpreender no sabor.

Outra característica marcante de Bolonha são as construções medievais, que seguem um tom avermelhado, dando o apelido para a cidade de “a vermelhinha”.

Entre os pontos turísticos mais famosos está a Piazza Maggiore, principal praça da cidade, com palácio, igreja, monumento e uma região com variadas lojas, cafés e outros pontos de entretenimento.

Ilha de Capre

Um dos destinos mais encantadores da Itália e do Mundo. Os 10 km de metros quadrados reúnem as praias mais incríveis, falésias, grutas e uma infraestrutura muito bem preparada para os turistas.

Na Ilha de Capri existe a Gruta Azul, um dos principais passeios turísticos. O passeio rápido de barco dentro da Gruta é interessante, um privilégio de cor azul que poucas pessoas podem experimentar.

Para quem deseja uma aproximação com as rochas e vegetação deve se programar para fazer a Via Krupp, que é um caminho cheio de curvas feito numa rocha, o caminho liga a Marina Piccola até a região dos Jardins de Augusto

A Ilha conta também com várias casas noturnas e restaurantes badalados. É um destino caro, mas que contempla boas opções de serviços e ao mesmo tempo oferece natureza impecável e impagável.

Para passear dentro da Ilha é bem fácil, da praça central partem diferentes ônibus turísticos que realizam os passeios interessantes e muito bonitos. Um dos passeios incríveis é o de barco entre as formações rochosas de Faraglione. Essa opção garante cenários perfeitos de rochas esculpidas naturalmente.

Florença

Florença, na Itália, um destino romântico

Grandes nomes da arte estão reunidos em Florença, maior cidade da região de Toscana. Essa cidade, que respira arte renascentista e arquitetura impecável, oferece inúmeras opções de galerias de arte, palácios e catedrais simbólicas, com muita história para contar. Então, já sabe! Se gosta de história, arte e arquitetura, o destino é Florença.

Entre os principais pontos turísticos estão a Ponte Vecchio, símbolo de Florença, e o Rio Arno. A vista da ponte é para inúmeras construções do século XVI e para o rio. No interior há uma grande variedade de lojas.

Outro importante ponto turístico é a Basílica di Santa Maria del Fiore, conhecida mundialmente como a Catedral de Florença ou Duomo de Florença, há mais de 20 anos detém o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Para conferir obras de Botticelli visite a Galleria degli Uffizi, principal museu da cidade, e aprecie a obra “Nascimento de Vênus”. Também vale a visita à Galeria da Academia de Belas Artes para ver de pertinho a escultura “David”, de Michelangelo.

Tem inúmeros pontos turísticos recomendados, listamos alguns: Piazza San Giovanni, Palazzo Vecchio, Basílica de Santa Maria del Fiore, Basílica di San Lorenzo e Piazzale Michelangelo.

Genova

Andar, comer e beber. Parece que essas atividades combinam muito bem em Gênova. A cidade portuária, ao norte da costa da Itália, faz fronteira com a França e a Suíça.

O local está em meio a montanhas e pode ser considerado um destino bastante romântico. Vai valer a pena tomar um bom vinho, experimentar as maravilhosas receitas italianas e caminhar num cenário encantador ao lado do seu amor. Experimente a verdadeira focaccia.

Há uma opção de passeio idealizado para experimentar os principais pratos da comida de rua de Genova. Além de conhecer a cidade, você vai experimentar receitas deliciosas num tour que dura 5h.

Visite a Catedral de S. Lorenzo, entre as avenidas Via Garibaldi e a via S. Lorenzo, no Centro Histórico. Outra catedral belíssima é a Chiesa del Gesú, no começo da via S. Lorenzo.

Aproveite a estadia em Genova e conheça as vizinhas Cinque Terre, com suas tradicionais vilas italianas; e Portofino, uma vila mais refinada.

Milão

Tradicional destino da moda e do design, Milão conta com uma arquitetura impecável que pode começar a ser desbravada no Duomo de Milão, a catedral gótica com sua incrível construção medieval. Faça o tour na catedral e se apaixone ainda mais pela arte que o ponto turístico apresenta, sem contar com a vista apaixonante de quem sobe na galeria de esculturas a céu aberto.

No destino atraente e chique, não poderiam faltar pontos turísticos a altura. Um dos destaques é a Galeria Vittorio Emanuele, o local é imponente e possui lojas e cafés que vão fazer você se sentir um verdadeiro burguês Milanês.

Para quem gosta de música lírica, o Teatro Scala é o maior do mundo no estilo. Se não for possível acompanhar um espetáculo, programe-se para visitar o museu.

Claro, além dos inúmeros pontos turísticos de Milão, não deixe de ver de perto a obra mais famosa da Itália no mundo, que é a pintura da Santa Ceia, de Leonardo da Vinci. As visitas são restritas, fique de olho para não perder essa oportunidade.

Palermo / Sicília

Se você tem o desejo de conhecer Sicília precisa planejar um passeio em Palermo, a capital da maior cidade Italiana. Sicília é a principal ilha do Mar Mediterrâneo. Grande em tamanho, possui diversas opções de passeios e pontos turísticos imperdíveis. Por isso, reserve pelo menos três dias para passear na região. Se tiver mais tempo, será melhor ainda.

Museu Arqueológico de Palermo, Catedral de Palermo, Mercado, Teatro Massimo, Praia, Palácio Real e Capela Palatina. São inúmeras as opções de pontos turísticos que você vai se encantar. Prepare-se para andar bastante.

Leia também: Malta, um bom destino para intercâmbio

Pisa

Quem nunca ouviu falar da famosa Torre de Pisa? A torre inclinada está localizada na Piazza del Duomo, uma praça que reúne outros pontos turísticos importantes da Itália, na cidade de Pisa.

A Praça atrai turistas de todo o mundo e forma um complexo arquitetônico importante. Fazem parte desse complexo a Catedral de Pisa, construção medieval que possui a fachada inteira de mármore e portas de bronze; o Batistério de Pisa e o Composanto, cemitério monumental da cidade.

A cidade Toscana é margeada pelo rio Arno, a parte mais conhecida e muito bonita para passear é o ‘Lungarno Mediceo’, onde fica o Palácio Medici, que hoje é sede da Prefeitura. Há também a parte das muralhas, muito bem conservadas e que merecem mais tempo para apreciá-las.

Com certeza Pisa deve fazer parte do seu roteiro turístico na Itália.

Roma

Reserve um dia para passear por Roma. Afinal, quem vai para a Itália não pode deixar de ver de perto o Coliseu e a imensa Fontana de Trevi. A cidade, uma das mais turísticas da Itália, é também cheia de história e de gente. Então prepare-se para encontrar os pontos turísticos lotados.

Fontana de Trevi é maior fonte da Itália. Ela tem 26 metros de altura e 20 de largura e está fixada na faxada do Palazzo Poli, edifício que junto com o Palazzo dela Calcografia Nazionale abriga um instituto e um museu de gravuras feitas em cobre. Essas obras são do século XVI em diante.

O Coliseu, principal destaque de Roma, é também o principal símbolo do Império Romano. Essa antiga construção foi palco de combates entre gladiadores ou animais selvagens. Os combates eram assistidos pelo público como jogos. As lutas seguiram por centenas de anos. Porém, ao longo do tempo, o Coliseu se transformou em fortaleza e abrigou famílias nobres, que se protegiam em batalhas contra grupos rivais. Hoje, em ruínas, é o principal sítio arqueológico da Itália.

Já traçou o seu roteiro de férias na Itália? Não esqueça de fazer o Seguro Viagem. A Itália faz parte do Tratatado de Schengen, que exige garantias mínimas na cobertura do seguro. Todas essas garantias estão cobertas no Seguro Viagem Allianz. Clique aqui e faça uma cotação.

 

Avatar

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS

[contact-form-7 id="50" title="Newsletter"]