Pizzarias em funcionamento a mais de 100 anos esperam a sua visita, em Napoli. Confira onde elas ficam e aprenda a receita tradicional da pizza italiana

Redonda, quadrada em formato de cone. Atualmente as pizzas ganharam novos sabores e formas, porém as originais, criadas há centenas de anos continuam em primeiro lugar no gosto popular. Leia também: Viajando na Pizza – As mais diferentes pizzas do mundo.

Na Itália, país de referência das pizzas, há inclusive regras para manter a receita original de sua criação, passada de pai para filho. Em 1984 os mais importantes e renomados fabricantes de pizza se reuniram para montar o Disciplinário Internacional da Verdadeira Assosciação de Pizza Napolitana, com regras para a produção fiel da pizza local. Disponível no site www.pizzanapoletana.org.

>Gosta de pôr a mão na massa? Confira a receita da tradicional pizza italiana no final desta matéria 😉

Pizza de Margherita, da forma tradicional que se come na Itália

Falando em pizzas tradicionais, vamos as pizzarias mais antigas da Itália e que estão em pleno funcionamento esperando a sua visita, na cidade de Napoli. Confira:

  1. Antica Pizzeria Port’Alba

Não só da Itália, mas uma das pizzarias mais antigas do mundo, que se tem registro, é a Antica Pezzeria Port’Alba. Em 1738 ela abriu as portas, mas apenas com vendedores ambulantes. O restaurante, que mudou a forma em que as pizzas eram comercializadas na Itália, foi inaugurado em 1830, para receber as pessoas e servi-las em mesas, como acontece até hoje.

Endereço: Via Port’Alba, 18, 80134, Napoli – Telefone: 39 081 45 97 13

  1. Brandi Pizzeria

Outra histórica pizzaria da Itália, localizada na cidade de Napoli, é a Brandi Pizzeria, antiga Pizzeria di Pietro e Basta Cosi. Ela foi fundada por Pietro Calicchio e seu pai, o famoso Giovanni Calicchio, em 1780.

O sabor tradicional de criação própria é a pizza de margherita, feita por Rafaelle Esposito.

Endereço: Salita S. Anna di Palazzo, 1/2, 80132 Napoli, Itália – Telefone: +39 081 416928

  1. Da Michelle

Com apenas dois sabores de pizzas, Marinara e Margherita, a casa está aberta desde 1870. Ficou ainda mais famosa quando a atriz Julia Roberts gravou as cenas do filme “Comer, Rezar e Amar”.

Há franquias espalhadas por outros países como Espanha, Reino Unido e Japão.

Na Itália está em três endereços:

A primeira e mais antiga fica na Via Cesare Sersale, 1, 80139 – Nápoles / Telefone: +39 081.55.39.204

Mas você também pode saborear a receita em Roma ou Milão:

– Via Flaminia, 82 – 00196 – Roma / Telefone: +39 06.32.60.04.32

– Piazza della Repubblica, 27 – 20124 – Milão / Telefone: +39 02.66.71.15.38

Curiosidade! Você sabe como surgiu a pizza de Margherita?
A primeira pizza de Margherita foi criada por Rafaelle Esposito, na Itália, no ano de 1889. A receita foi especialmente feita para a rainha Margherita de Sabóia. Para acompanhar as cores da bandeira italiana, Rafaelle enfeitou a pizza com queijo, rodelas de tomate e manjericão. A rainha adorou a receita, o que acabou determinando o nome deste sabor de pizza, consumido até hoje.

Vai para a Itália? Faça aqui o seu Seguro Viagem Allianz e delicie-se no destino sem preocupação. 

COTAR SEGURO VIAGEM

Chegou a hora de você colocar a mão na massa:

Confira a receita da tradicional pizza de Nápoles, de acordo com o Disciplinário Internacional da Verdadeira Associação de Pizza Napolitana:

Aparência que a pizza deve ter:

– Redonda, com cerca de 30 a 35 cm de diâmetro.

– Bordas levantada, inchada e sem queimaduras

– Macia e elástica

Ingredientes:

1 litro de água

50 a 55 gr. de sal

3 gr. de levedura

1.8 kg. de farinha de trigo

4 tabletes de fermento biológico fresco ou 2 envelopes (5g) de fermento biológico seco

Preparo:

Primeiro despeje a água em um recipiente grande, onde você tenha espaço para envolver todos os ingredientes com as mãos. Adicione o sal, 10% da farinha e a levedura. Dissolva esses ingredientes e vá acrescentando a farinha aos poucos, até atingir a consistência desejada, isso deve levar 10 minutos.  Em seguida coloque a massa no amassador por mais 20 minutos em baixa velocidade.

Depois é necessário deixar a massa descansar para crescer, esse é o momento da fermentação, comum em massas de pães. Deixe essa massa dentro de um recipiente, por 6 horas e temperatura média de 25oC.

Abrindo a massa:

Espalhe a massa com um movimento de dentro para fora, com a força dos dedos. Utilize apenas as mãos, ferramentas, como rolos não são permitidos.

Recheio:

A pizza tradicional napolitana deve conter ingredientes frescos, azeite extra virgem e queijo mozzarella ou fiordilatte DOP.

Cozimento:

Deve ser feita no forno a lenha, com temperatura entre 430 a 480 °C. Nessa temperatura basta deixar em média 60 a 90 segundos.

Deseja experimentar uma autêntica pizza napolitana aqui no Brasil?

Grazie Napoli – No estado de São Paulo, na cidade de Santo André, a Grazie Napoli é uma autêntica pizzaria napolitana, que recebeu inclusive o selo da Associazione Verace Pizza Napoletana.

Endereço: Rua das Aroeiras, 317 – Santo André / São Paulo – Telefone: 11 4432-2308 / (11) 4509-3219 (delivery).

 

Fontes: pizzanapoletana.org / casa da pizza / turomaquia.com / www.pizzanapoletana.org

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS