Confira as tradições de páscoa de alguns destinos da Europa, que dá boas vindas também à primavera

A semana do feriado de páscoa é uma boa opção para quem quer aproveitar as festas religiosas e o tempo mais quente na Europa.

As tradições cristãs são levadas a sério no velho continente, que também festeja a chegada da primavera, trazendo ainda mais vida e cor aos cenários.

Destinos na Europa com atrações comemorativas de páscoa e primavera:

Roma – Itália

A cidade onde mora o Papa é bem especial durante a páscoa, uma data celebrada em grande estilo. Para os católicos e cristãos, não tem lugar mais tradicional para vivenciar os dias do renascimento.

Uma das tradições mais interessantes desse destino acontece semanas antes do dia da Páscoa, em que um padre visita as residências trazendo bênçãos para os moradores.

Para marcar o início da semana santa acontece uma das tradicionais missas, conhecida como a Domenica delle Palme ou Domingo de Ramos, para os brasileiros. A cerimônia é realizada pelo Papa, na Praça São Pedro.

Na quinta-feira santa  é realizada, na Basílica de São Pedro, a celebração da missa do Crisma. Participam da cerimônia o alto escalão da igreja católica. Para entrar é necessário apresentar convite.

Na sexta-feira santa acontece a Via Crucis, que parte do Coliseu em direção ao Convento S. Bonaventura Al Palatino. Nesse dia, o trecho fecha mais cedo, é importante conferir o último horário aberto aos visitantes, para  você não perder o passeio.

No sábado à noite, conhecido como Sábado de Aleluia, acontece a vigília pascal, na basílica de São Pedro. Para encerrar a semana santa, no domingo, acontece a esperada missa na Praça São Pedro, feita pelo Papa.

Depois da Missa, no Palazzo Spada e Piazza della Quercia, acontece a festa Pasqua del Macellaio. Nessa festa, é oferecido gratuitamente o café da manhã de páscoa, um prato bem servido com salame, queijo, pão, ovo cozido, ovinhos de chocolate, colomba pascal e também um prato tradicional de páscoa, a Coratella, feito com os miúdos do cordeiro.

Em Roma, as comemorações seguem até segunda-feira, um feriado perfeito para celebrar a chegada da primavera. Nesse dia é costume realizar passeios ao ar livre e piquenique no parque.

Parco degli Acquedotti, localizado na Via Lemonia, 221, Roma

Se você pretende fazer uma visita aos Museus do Vaticano, fique atento, pois eles não abrem nos dias 1 e 2 de abril, feriados de páscoa. Entre no site oficial e confira os dias e horários para visitação, clique aqui!

Amsterdã – Holanda

Uma das atividades mais tradicionais da Páscoa na Holanda é a caça aos ovos. As crianças são motivadas a sair em busca de ovos de chocolates pintados, uma tradição divertida entre as famílias holandesas.

A época também e bastante favorável para os passeios, já que o inverno passou e a primavera chega colorindo os campos que ficam repletos de flores.

Parque das Flores, na primavera, em Amsterdã

Programe-se para participar também do famoso festival de música pop Paaspop, em Schijndel (Noord-Brabant).

Outro evento que agita a Holanda nessa época são as “corridas de Páscoa”, na pista de Zandvoort, considerada a melhor pista do destino. Programe-se!

Paris – França

As tradições da páscoa francesa são parecidas com as de Roma e da Holanda. A caça aos ovos e o feriado na segunda-feira seguida ao domingo de páscoa, acompanhado de piquenique no parque, também é tradicional para os Parisienses.

Vale ficar atento ao seu roteiro de passeios na cidade, pois muitos prédios públicos permanecem fechados no feriado de segunda-feira (2/04).

A programação da Semana Santa acontece durante as férias escolares de primavera, aumentando o transito nas estradas durante esse período.

Entre os principais eventos estão: A missa Domingo de Ramos, no domingo anterior a comemoração da páscoa, para abrir a semana santa. Depois disso, alguns eventos cristãos acontecem até o domingo de páscoa, nos principais templos da cidade: Catedral Notre-dame e basílica de Sacré-Cœur, por exemplo.

Cerimônia religiosa na catedral Notre Dame

Sem dúvida, o início da primavera é uma excelente época para passear e relaxar em Paris – apesar de que a neve fora de época deixou a cidade encantadora -. Aproveite eventos religiosos, de arte, cultura, além de experimentar os deliciosos pratos da culinária francesa, incluindo os chocolates, que combinam perfeitamente com a páscoa.

Braga – Portugal

A programação comemorativa da páscoa na cidade de Braga, principal centro religioso de Portugal, segue com uma série de eventos religiosos, exposições de arte e concertos. Dada a importância, uma página na internet sobre os eventos é mantida com todas as atualizações da programação, disponível no site semanasantabraga.com.

Um dos principais eventos é a missa, realizada no domingo de páscoa, às 11h30, na Sé Catedral. É muito comum no Norte de Portugal o “Compasso”, uma procissão que parte da igreja paroquial. Assim como em algumas cidades brasileiras, são feitos tapetes de flores, e a cruz segue para algumas residências, onde os moradores recebem palavras de bênçãos.

Além da paroquia, programe-se para visitar palácios, bibliotecas e museus. Entre os pontos de destaque está o Palácio do Raio, a Biblioteca Pública de Braga, Museu Pio XII, Fonte do Ídolo, Termas Romanas entre outros. O destino é emblemático, oferece um clima jovem e ao mesmo tempo tradicional.

#Dica Para Onde For:

Seguro Viagem Europa – A maioria dos destinos europeus exigem dos turistas um Seguro Viagem que ofereça cobertura mínima de 30 mil euros para atendimento médico e hospitalar. Na imigração nem sempre pedem essa comprovação, mas se pedirem e você não tiver eles podem negar a sua entrada no país.

Para evitar problemas na imigração, indicamos o Seguro Viagem Allianz, pois além de oferecer essa cobertura também disponibiliza outras importantes para uma viagem sossegada, como extravio de bagagem, atendimento odontológico, entre outras e com atendimento 24h por telefone e em português.

Aproveite e faça uma cotação utilizando o cupom especial PARAONDEFOR, que te dá 30% de desconto na compra do Seguro Viagem Allianz.

Seguro Viagem Allianz com 30%OFF

E então, qual o destino que você gostaria de comemorar a Páscoa de maneira bem tradicional? Já conheceu algum desses destinos citados acima pessoalmente? Conta pra gente, deixe suas dicas nos comentários 😉

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS