Você contratou o Seguro Viagem, precisou utilizar e agora não sabe como exercer os seus direitos? Aqui você aprende como solicitar reembolso e indenização do Seguro Viagem ofertados pela Allianz Assistance e Mondial Travel

Todo mundo que contrata um Seguro Viagem nunca espera utilizá-lo na prática. Mas não são à toa que as coberturas existem, elas foram criadas a partir de eventos que infelizmente podem acontecer com qualquer turista durante uma viagem.

Extravio de bagagem, problemas com a saúde, acidentes, entre outros acontecimentos não marcam hora e nem lugar, mas entre tantas coisas para se resolver e num local talvez desconhecido é sempre bom poder contar com o auxílio de um Seguro Viagem.

Se você ainda não precisou utilizar o Seguro e só está pesquisando informações, está no caminho certo. Saber dos seus direitos antes de solicitá-los, ou até mesmo antes de contratar o plano é o primeiro passo para a escolha certa de Seguro Viagem.

É seu direito receber informações antecipadas e ficar ciente de todos os passos necessários para a hora que for preciso usá-lo, para então poder solicitar de forma correta os seus direitos.

Leia também:

10 razões para fazer um seguro viagem

5 episódios que custam mais do que o Seguro Viagem

Cuidados para contratar um seguro viagem

Se você já usou o Seguro e agora precisa entender os tramites necessário para solicitar o reembolso e a indenização, confira o passo-a-passo dos Seguros Viagem ofertados pela Allianz Assistance e Mondial Travel.

Ambas as empresas (Allianz Assistance e Mondial Travel) oferecem as seguintes coberturas:

  1. Despesas médicas e hospitalares;
  2. Despesas odontológicas;
  3. Despesas farmacêuticas
  4. Regresso Sanitário;
  5. Traslado de Corpo;
  6. Traslado Médico;
  7. Visita ao Segurado Hospitalizado;
  8. Regresso Antecipado;
  9. Hospedagem após alta hospitalar;
  10. Despesas com fisioterapia;
  11. Garantia de viagem de regresso;
  12. Despesas jurídicas;
  13. Morte Acidental;
  14. Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente;
  15. Extravio de Bagagem;
  16. Cancelamento, Interrupção e Extensão de Viagem;
  17. Retorno de Acompanhantes;
  18. Retorno de Menores
  19. Hospedagem de Acompanhante;
  20. Adiantamento de Fiança;
  21. Concierge;
  22. Localização de Bagagem;
  23. Orientação em Caso de Roubo ou Perda de Documentos;
  24. Transmissão de Mensagens Urgentes; e
  25. Cancelamento por Diversas Causas (Opcional e que pode ser incluída no momento da compra do Seguro Viagem).

 Entenda o reembolso e a indenização do Seguro Viagem

Antes de contratar o Seguro é importante ficar atento aos valores de reembolso e indenização de cada plano. Por exemplo, se você realizou um procedimento médico por conta própria num valor mais caro do que o valor reembolsável pelo Seguro, após a solicitação de reembolso suas contas passarão por uma análise e o máximo que você receberá é o valor especificado no contrato. O mesmo funciona para reembolso de  outras despesas.

Um exemplo mais simples é sobre despesas farmacêuticas, se o seu plano cobre o valor de R$900 para compra de medicamentos e seu gasto foi de R$1.000, após análise do caso você receberá no máximo, o valor de indenização referente ao plano que contratou = R$900. Os R$ 100,00 restante você terá que arcar.

Por isso que, sempre que possível, o ideal é primeiro entrar em contato com o Seguro e explicar o caso antes de tentar resolvê-lo sozinho.  A equipe de atendimento está disponível 24h por telefone e e-mail para orientar e auxiliar em todos os casos, no idioma português, independente do país em que estiver.

Em casos de atendimento médico, há uma grande rede credenciada que na maioria das vezes você não precisará arcar com nenhum custo para atendimento emergencial durante a viagem.

Como solicitar o reembolso e a indenização do Seguro Viagem

É importante saber que quando o seguro for contratado para viagem internacional os reembolsos ou indenizações relacionadas às despesas efetuadas no exterior deverão ser realizados em moeda nacional (Reais), respeitando o Capital Segurado de cada uma das coberturas contratadas, estabelecidas em moeda nacional ou estrangeira, cujo valor será convertido e atualizado monetariamente, nos termos da legislação específica, com base na data do efetivo pagamento realizado ao Segurado.

Em casos de atendimentos médicos e hospitalares, compra de medicamentos, ou sessões de fisioterapia, você deve sempre solicitar o relatório médico e recibos de pagamentos originais, pois o seguro precisará destes documentos para fazer a análise correta para efetuar o reembolso ou a indenização.

Com os seus documentos em mãos, siga o passo-a-passo:

  1. Preencha o formulário de indenização ou reembolso disponível no site. https://www.mondialtravel.com.br/atendimento/pedido-de-reembolso ou https://www.allianz-assistance.com.br/atendimento/pedido-de-reembolso. Os formulários são específicos para cada tipo de cobertura, baixe o formulário correto de acordo com o seu caso.
  2. Anexe todos os documentos (boletos, recibos, relatórios médicos e afins), que comprovem os gastos, junto ao formulário preenchido.
  3. Envie todos os documentos originais pelo Correio para:

ALLIANZ GLOBAL ASSISTANCE – TRAVEL PROTECTION SERVICES CAIXA POSTAL Nº. 231 – CEP: 09720-971 – SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP

#DicasParaOndeFor:

  • Antes de enviar os documentos para a Seguradora, tire cópias e guarde-as com você.
  • Leia atentamente as condições gerais do Plano que pretende contratar.
  • Fique atento ao valor máximo de cobertura para cada item, cada plano possui um valor diferente.
  • Em caso de dúvidas, ligue para a central de atendimento: 0800 770 8020 (Mondial Travel) ou 0800 761 3009 (Allianz Assistance). Ou para a Seguradora que contratou o seu Plano.

Faça o Seguro Viagem e tire férias tranquilas. Se algo acontecer confie em quem entende. Aproveite os descontos exclusivos para leitores do Blog Para Onde For. Use o cupom PARAONDEFOR e ganhe 20%.

COTAR SEGURO VIAGEM MONDIAL TRAVEL

COTAR SEGURO VIAGEM ALLIANZ ASSISTANCE

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS