Procurando um destino seguro para viajar sozinho sem preocupações? Confira as dicas do Para Onde For

Você sabe avaliar quando um destino é realmente seguro o suficiente para você passear sozinho sem se preocupar com assaltos, roubos, sequestros ou até má intensões na hora que precisar de informações?

Para nos ajudar de forma eficiente nessa seleção de países para viajar sozinho e com segurança, existe o relatório Global Peace Index de 2017, que ranqueia os países mais seguros do mundo.

O relatório analisou 163 países em 23 indicadores qualitativos e quantitativos sobre violência e o medo que provoca na população.

Utilize o cupom PARAONDEFOR35, e ganhe desconto de 35% no Seguro Viagem Allianz. Válido só até 27 de agosto – Clique aqui!

Os itens avaliados foram:

  • Percepção da criminalidade;
  • Oficiais de segurança e policiais (para cada 100 mil habitantes);
  • Homicídios (para cada 100 mil habitantes);
  • Encarceramento (número de presos para cada 100 mil habitantes);
  • Acesso a armamento para a população;
  • Intensidade de conflitos internos;
  • Demonstrações de violência;
  • Crimes violentos;
  • Instabilidade política;
  • Terror político (inclui violação dos direitos civis, por exemplo);
  • Importação de armas;
  • Impacto do terrorismo;
  • Mortes por conflitos internos;
  • Gastos do governo com as forças armadas;
  • Número de militares (para cada 100 mil habitantes);
  • Contribuição das Nações Unidas para missões de paz;
  • Capacidade nuclear e de armamento pesado;
  • Exportação de armamento;
  • População refugiada do país ou território de origem/moradores de rua ou em condições deslocadas;
  • Relacionamento com países vizinhos;
  • Conflitos externos;
  • Mortes por conflitos externos.

De acordo com a pesquisa, a conclusão foi de que:

  1. O mundo melhorou um pouco desde o ano anterior a pesquisa (2016), mas se tornou menos pacífico que na última década;
  2. A militarização sofreu um recuo nas últimas três décadas;
  3. Em âmbito global, a violência causa enormes impactos sobre a economia de um país;
  4. Eventuais gastos que deveriam ser direcionados para promover a paz ainda são menores que o ideal;
  5. Queda na paz positiva dá margem para o nascimento de movimentos políticos populistas.

Os 7 países mais seguros para viajar sozinho:

  1. Islândia

Cachoeira Glymur
Cachoeira Glymur
« 1 de 6 »

A Islândia, um dos destinos mais indicados para ver Aurora Boreal, aparece como o destino mais seguro do mundo para viver. É uma ótima opção de lugar para viajar sozinho sem se preocupar com violência.

Entre os pontos turísticos que todo o viajante se encanta estão: Lagoa Azul, Great Geyser, Lago Myvatn, Canion de Asbyrgi, no Parque Nacional de vatnajokull, Seljalandsfoss e Cachoeira Glymur, a mais alta da Islândia.

  1. Nova Zelândia

Mount Eden
Mount Eden
« 1 de 5 »

Entre os 10 bons motivos para se morar na Nova Zelândia, a segurança é o principal deles. Mas além disso, o destino possui natureza exuberante com muitas praias, parques, lagos e outros espaços ao ar livre, deliciosos para passear.

A vida cultural também é movimentada, a educação é bem valorizada e tem saúde pública de qualidade. É um ótimo destino para quem aprecia café, queijos e vinhos.

Os principais pontos turísticos da Nova Zelândia são: As pistas de esqui de The Remarkables, Pico Coronet, Parque Kiwi Birdlife, as Ilhas Rangitoto, Parque Regional Waitakere Ranges, Parque Cornwall e Monte Eden.

  1. Portugal

Torre de Belém
Torre de Belém
« 1 de 2 »

Portugal saiu da 15ª posição e está entre os três países mais seguros do mundo. Se pretende fazer uma viagem sozinho para lá, vá tranquilo.

A culinária, o clima e o baixo custo para se viver são alguns dos atrativos do destino.

Os principais pontos turísticos de Portugal são: Santuário de Fátima, Torre de Belém, Palácio Nacional de Pena, Rio Douro. Programe-se para conhecer além de Lisboa, o Porto, Sintra, Açores e Madeira.

  1. Áustria

Cheio de montanhas, localizado no centro-sul da Europa, a Áustria junto com sua capital Viena, está cheia de histórias interessantes para relembrar. Mas o melhor de tudo isso é que você pode conhecê-las passeando sem medo.

Apesar de pequeno, o país do aclamado compositor Mozart, também é um belo destino para os amantes por vida cultural.

As principais cidades para visitar são Viena, Salzburgo e Linz, que oferecem inúmeras opções de palácios e museus.

  1. Dinamarca

A Dinamarca já é reconhecida mundialmente por ser um dos países mais felizes do mundo. A alegria também está relacionada ao nível de segurança da população, que pode deixar crianças pequenas brincarem nas ruas sem preocupação.

Se você tem viagem marcada para Dinamarca é um felizardo! Pode ir sozinho sem medo ;)

Os principais pontos turísticos do destino são: Castelo De Egeskov, região de Nyhavn, Den Gamble By – Museu A Céu Aberto, Tivoli Gardens, Castelo De Frederiksborg, Aros Aarhus Kunstmuseum, Museu Hammerichs Hus, Castelo De Kronborg, Grundtvig Church (Igreja) e Bairro De Stroget.

  1. República Tcheca

Se você imagina que países seguros são apresentam em sua maioria baixa taxa populacional, está enganado. A República Tcheca e a conhecida capital Praga é um destino populoso, porém muito seguro para se viver e passear.

Os principais pontos turísticos da República Tcheca estão em Praga, são eles: Castelo de Praga, Torre da Pólvora, Rua Karlova, Praça Venceslau, Ponte Carlos, Biblioteca do Monastério Strahov, Wallenstein Gardens, Petrin Hill, Praça da Cidade Antiga e Bairro Judeu.

  1. Eslovênia

Bela, tranquila, econômica e excelente para caminhadas. Se você gosta de viajar sozinho, a Eslovênia deve fazer parte da sua lista de destinos. É um dos países europeus mais Seguros, perdendo apenas para a Suíça.

A capital Liubliana pode ser explorada com calma pois concentra a maioria dos pontos turísticos do País, com museus e castelos que valem a visita. Se tiver oportunidade, conheça também as cidades Maribor, Celje, Kranj e Valenje.

Confira a lista completa dos países mais seguros do mundo no site visionofhumanity.org ou no Relatório

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS