Explore o Brasil! Conheça opções de aldeias indígenas que recebem turistas do mundo inteiro

O Brasil é imenso em tamanho e diversidade cultural. Desta forma, rende inúmeras opções de turismo no país. Uma dessas opções, rica em história e costumes únicos, são as aldeias indígenas espalhada de Norte a Sul. Segundo o último Censo, realizado em 2010, cerca de 0,4% da população brasileira é formada por índios, total de 800 mil pessoas.

Dados da Fundação Nacional do Índio (Funai) apontam que existem 225 povos indígenas no Brasil, sendo que algumas delas não foram contatadas por estarem em locais isolados.

Se você tem curiosidade de vivenciar os costumes dos primeiros povos que habitaram o Brasil, saiba que é possível e em várias regiões. Confira abaixo 5 opções de lugares onde você pode programar uma visita e até ficar hospedado em uma aldeia indígena.

Bertioga – SP

Próximo dos paulistas está a reserva indígena Guarani do Rio Silveira, na divisa entre Bertioga e São Sebastião, na praia de Boraceia. Mais de 300 índios ocupam a reserva de 948 hectares.

Na aldeia, as crianças de até 7 anos só aprendem o idioma nativo, o guarani. As famílias vivem em casas de pau-a-pique, madeira e palha.

São Bernardo do Campo – SP

Outra aldeia localizada em São Paulo é a Krukutu, das tribos Guarani e Guarani Kaiowa. Cerca de 300 pessoas vivem nas terras demarcadas pela FUNAI, com campo de futebol, posto de saúde, além de um centro de Educação e Cultura Indígena.

Os turistas que pretendem conhecer a aldeia podem participar de palestras sobre a preservação da comunidade e acompanhar de perto o cotidiano dos índios.

Santa Cruz do Xingu – Mato Grosso

É considerada a maior e mais famosa reserva indígena do Mundo. No Parque Indígena do Xingu, que fica localizado no Mato Grosso, você pode conhecer a aldeia das tribos Wauja e Trumai. Essas são apenas algumas das mais de 204 tribos diferentes que existem na região do Xingu. A línguas e histórias de cada tribo se diferem, o que vale a pena conhecer mais de uma.

A dica do Para Onde For é percorrer o parque, vivenciar o dia-a-dia dos índios e aprender um pouco mais sobre suas histórias e costumes. Localizado a 520 quilômetros de Cuiabá, o parque fica na divisa entre Mato Grosso e Pará.

Caraíva – Bahia

Uma opção de aldeia mais evoluída está ao Sul da Bahia, é a Barra Velha, dentro do parque Nacional do Monte Pascoal, há 6km de Caraíva. A tribo que vive ali é denominada Pataxó.

No local possui posto de saúde, escola e outros serviços mais urbanizados e os índios vivem em casas de alvenaria.

Manaus – Amazonas

A comunidade Tupé é uma das opções de tribos indígenas de Manaus que recebem visitantes. O acesso é por meio de barco ou Lancha, pelo Rio Negro, e trilha na mata, com pouco mais de 400m.

Durante o passeio de visitação, os turistas podem participar de rituais indígenas, trilha, visita a criação de peixes do projeto Tanque Peixe, trilha aquática na floresta alagada. Quem quiser também pode programar o café da manhã e almoça na casa dos locais.

Cuide das suas novas descobertas, faça um Seguro Viagem Allianz

 [COTAR SEGURO VIAGEM]

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS