No Brasil ou em qualquer estrada do mundo, revise o carro antes de viajar

Vai viajar e pegar estrada de carro? Além de arrumar as malas, não se esqueça de fazer a revisão do seu veículo.  O Check-up veicular é muito importante para garantir que os itens básicos de segurança estejam funcionando perfeitamente, evitando acidentes ou problemas que possam atrapalhar o seu passeio.

Pneus, faróis, freios, desembaçadores, retrovisores e cinto de segurança são alguns dos principais itens que precisam estar em perfeito estado antes de pegar a estrada com seu veículo.

Mesmo com a revisão em dia, imprevistos acontecem e podem nos pegar desprevenidos. Para essas situações existem medidas rápidas que podem te ajudar no meio da estrada, como a assistência 24h da Allianz Global Assistance, denominado Allianz Help, que oferece serviços rápidos para recarga de bateria, troca de peneus, guincho e até chaveiro.

Anote o contato e leve com você para onde for: Allianz Help – 0800 770 4374. Você também pode utilizar o www.allianzhelp.com.br/guincho-24-horas,

Confira os 10 principais itens de revisão do carro:

  1. Freios

São os componentes precisam de atenção redobrada do condutor. “Durante uma revisão de segurança, se pode obter um diagnóstico do estado real das pastilhas e do disco de freio. Já na estrada, o motorista deve sempre observar o painel eletrônico do veículo”, explica Leandro Vanni, engenheiro automotivo da DPaschoal, rede varejista de serviços automotivos.

  1. Bateria

Sua vida útil, bem como todo o sistema elétrico do carro, deve estar em ordem. Esse componente ajuda o veículo a ligar, continuar funcionando e desempenhando tarefas relacionadas ao sistema elétrico. Geralmente, sua vida útil varia entre cinco e sete anos. A manutenção, por meio de revisões regulares e testes de desempenho, garante seu funcionamento e evita surpresas desagradáveis na hora de dar a partida, por exemplo.

É importante verificar as condições dos pneus e do estepe periodicamente, a cada 15 dias, por exemplo. Antes de entrar na estrada, não é diferente. Se os pneus ainda estiverem em boas condições de uso, que podem ser averiguadas numa oficina, é necessário calibrá-los corretamente, de acordo com as instruções do manual do veículo. Não vale esquecer do estepe, no momento da calibragem. “Um dia é colocar 2 ou 3 librar a mais no pneu reserva, de forma a não ser surpreendido com um pneu murcho no momento de uma emergência”, dá a dica Leandro.

  1. Suspensão e balanceamento

Conforme explica o engenheiro, “o funcionamento adequado desses sistemas são mais que necessários, por isso, é importante observar com atenção se existem vibrações ao volante. Nesse caso, pode ser que uma roda esteja desbalanceada ou com a direção desalinhada.” Atente-se também ao pneu cantando, que pode indicar desalinhamento. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo também podem indicar problemas.

Você sabia que os problemas de superaquecimento são os que mais deixam motoristas na estrada? Por isso mesmo esse é outro sistema fundamental nas revisões. Devem ser conferidas as mangueiras, a situação da água do radiador, os interruptores, as válvulas e a bomba d’água.

  1. Acessórios de segurança

Não se esqueça de conferir se o triângulo, a chave de roda e o macaco estão dentro do carro funcionando corretamente. O extintor de incêndio também precisa estar na parte da frente do carro e dentro do prazo de validade. Não possuir algum desses equipamentos obrigatórios, mantê-los malconservados ou em desacordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é uma infração grave, além de um descuido perigoso.

  1. Palhetas do para-brisas

Parece um item menos importante, mas elas também devem ser testadas. Caso chova na estrada, o bom funcionamento desse item de segurança é imprescindível.

  1. Lâmpadas do veículo

Além de escapar das multas, checar se as luzes do carro estão todas funcionando e reguladas, ajuda a não comprometer o campo de visão do motorista, sem atrapalhar os condutores quem vem no sentido contrário.

  1. Cinto de Segurança

É importante lembrar sobre a importância do cinto de segurança. Todos os passageiros devem colocar o cinto, inclusive os passageiros que viajam no banco traseiro. Na estrada ou na cidade, use cinto! Se perceber qualquer falha no cinto, peça para a oficina checar.

  1. Cadeirinha infantil e acessórios para Pets

Crianças de até 10 anos de idade devem ser transportadas no banco traseiro do veículo. Até os 7 anos é preciso também estar em cadeirinhas apropriadas para cada idade, em bem posicionadas no cinto de segurança.

Os pets também precisam de acessórios para garantir além da segurança, o conforto.

Leia mais:

5 cuidados para viajar de carro com pets.

Antes de pegar a estrada, faça a revisão do carro

Algumas oficinas oferecem a revisão gratuita. A  DPaschoal, rede varejista de serviços automotivos do Brasil, conta com mais de 160 lojas espalhadas pelo país e oferece, gratuitamente, um diagnóstico dos principais itens de segurança do carro.

Se você vai fazer uma viagem de ônibus, avião ou navio e só vai pegar o carro no destino, também pode adicionar um item a mais de segurança, que é imprescindível tanto para viagens nacionais como internacionais: o Seguro Viagem Allianz.

Aluguel de Carros – Clientes do Seguro Viagem Allianz contam com alguns benefícios exclusivos, incluindo descontos no aluguel de carro: Saiba mais

Leitores do Blog Para Onde For tem desconto exclusivo de 20%OFF para qualquer destino. Basta utilizar o cupom PARAONDEFOR, no momento da cotação do Seguro. Clique aqui e pegue seu desconto! 

PARAONDEFOR

Juliana Fernanda

Juliana Fernanda dos Santos Ferreira, jornalista pós-graduada em Comunicação Corporativa. Adoro novidades com conteúdo. Passear em família é a melhor programação, afinal todo lugar tem algo a se aproveitar e em boa companhia tudo fica ainda melhor.

COMENTÁRIOS